Para que serve o CAXI?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Na África, os nativos utilizavam o fruto para conservar remédios, além de usar a própria cabaça como planta medicinal, na medicina popular, por ter componentes diuréticos, eméticos e antipiréticos.

O caxi ou porongo (Lagenaria siceraria) é um legume de origem africana e asiática. Da família das curcubitáceas, tais como a abóbora, pepino, melão, entre outros. É considerada uma PANC – planta alimentícia não convencional.

Fruto do caxi (Lagenaria siceraria). A Lagenaria siceraria, é originaria da África, conhecida como porongo ou cabaça, sendo muito utilizada na produção de cuias para chimarrão.

Utilização da abóbora Caxi
Ela deve ser cozida em fogo baixo e apenas com a própria água presente na hortaliça. Seus brotos também podem ser consumidos afogados ou em preparações de omeletes, que ficam enriquecidos com a hortaliça.

Existem 20 calorias em 100 g.

1. Abacate. Para começar a nossa lista de frutas mais nutritivas, o abacate é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, por isso é uma ótima escolha para inserir na sua rotina saudável.

Em locais altos — acima de 800 m de altitude —, a época de plantio vai de agosto a março.

Como consumir o Abricó? A forma mais popular de consumir o Abricó é in natura, mas também pode ser utilizado na produção de sobremesas, geléias, sucos, sorvete e vinhos.

O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, extremamente suave e delicado, com textura de abóbora kabocha. Tem uma doçura própria e é menos aguado que as abobrinhas, mais firme. Cozido no vapor ganha uma coloração verde-esmeralda linda. Pelo sabor neutro, admite qualquer tempero e fica delicioso.

R$4,99. Imagens meramente ilustrativas. Sujeito a disponibilidade de estoque.

A Lagenaria siceraria, que é conhecida por diferentes nomes, como cabaça, calabaça, porongo, purunga ou caxi, é uma espécie não convencional pertencente à família Cucurbitaceae, a mesma da abóbora e do chuchu, entre outras.

Da familia dos porongos comestíveis, esta variedade produz longos frutos que chegam a mais de 1 metro, conhecido em algumas partes do Brasil como Caxi de Metro.

É usada na medicina popular como antidiarreica, analgésica, antiasmática, além de suas folhas terem aplicações purgativas. Terapeuticamente tem indicações como antibiótico, anti-hemorrágico, anti-inflamatório, analgésico e antialérgico, entre outros usos.

O termo kasher, ou kosher, designa os alimentos que foram preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (kashrut), de origem bíblica. Tais leis são seguidas por motivos puramente espirituais. Entre as carnes de animais terrestres, poderão ser kasher apenas as de ruminantes com casco totalmente fendido.

Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. O chuchu é encontrado em supermercados e feiras, tem um sabor leve e pode ser ingerido cru, em saladas, ou cozido, em preparações como ensopados, suflês e sopas.

Legumes

  • Cebola;
  • Alho e alho-poró;
  • Batata crua.

Quais verduras que cachorro não pode comer?

  • Brócolis.
  • Espinafre.
  • Alface (por ter uma grande quantidade de água, pode causar quadros de diarreia)
  • Couve.
  • Couve flor.
  • Salsa.
  • Manjericão.

Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas, as batatas, as cenouras e o repolho.

Acelga. Ela também consta na lista de verduras com quase zero calorias. É extremamente rica em vitamina K, um nutriente que ajuda na coagulação sanguínea adequada. Um copo (36 gramas) de acelga possui apenas sete calorias e contém 374% da ingestão diária recomendada para vitamina K.