Para que serve o Caufesp?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O Caufesp – Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo é um sistema eletrônico de cadastro de fornecedores disponibilizado aos interessados em licitar e contratar com a Administração Pública do Estado de São Paulo.

O CADASTRAMENTO, A RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO NO CADASTRO UNIFICADO DE FORNECEDORES DO ESTADO DE SÃO PAULO – CAUFESP É GRATUITO.

Cadastramento do Usuário
Para isso, no site www.bec.sp.gov.brselecione “Gestor Caufesp” em “Login” e clique em “Cadastrar Novo Usuário”. Em seguida, preencha corretamente a ficha “Identificação do Usuário” com os dados da pessoa física que será a responsável pelo cadastro da empresa interessada e sua atualização.

Empresas e pessoas físicas podem vender ou prestar serviços ao governo. Para isso, é necessário se credenciar no SICAF, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. O credenciamento pode ser feito pelo: 1- Aplicativo 2- Portal de Compras www.gov.br/compras, em “Seja um fornecedor”. 3- Ou diretamente no SICAF.

1 – Acessar www.bec.sp.gov.br e selecionar no menu a opção “Login” e após, “Gestor Caufesp” Page 2 2 2 – Inserir usuário (número do CPF) e senha.

Quem pode se cadastrar no Sistema Caufesp para participar das negociações no Sistema BEC/SP? Fornecedores cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio ou a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços simultaneamente ou somente a Prestação de Serviços.

O Registro Cadastral Simplificado – RCS é a inscrição aprovada no Caufesp, de fornecedor que tenha atendido a todas as exigências contidas no artigo 19 do Regulamento anexo ao Decreto nº 52.205 de 27 de setembro de 2007 em conformidade com os artigos 27 a 29 da Lei 8666 de 21 de junho de 1993.

O governo compra desde roupas e uniformes para os funcionários da polícia, por exemplo, até material hospitalar, como agulhas, luvas e aventais. Compra desde colchões e material escolar até móveis e computadores para repartições públicas. E isso que estamos falando só de produtos que o governo efetivamente compra.

Como participar de licitações: 4 dicas importantes!

  1. Acompanhe a abertura. As licitações são abertas ao público, então elas são publicadas em jornais de grande circulação e nos sites dos interessados. ...
  2. Analise o edital. O edital é o documento oficial de abertura da licitação. ...
  3. Envie a proposta. ...
  4. Cumpra os prazos. ...
  5. 22 respostas.

Primeiro, as unidades governamentais registram no Sistema BEC/SP a necessidade de comprar determinado produto/ serviço. Em seguida, as empresas fornecedoras que atenderem os requisitos do edital podem ofertar suas propostas para aquele produto/ serviço solicitado pela Unidade Compradora.

Criado para facilitar os procedimentos de compra do setor público, é uma modalidade de licitação do tipo menor preço para aquisição de bens ou de serviços comuns, independentemente do valor. É realizada mediante a apresentação e a classificação de propostas seguidas de lances em sessão pública e negociação.

RC – Registro Cadastral – possibilita a participação em licitações de qualquer modalidade, inclusive Dispensa de Licitação.

Para poder participar das negociações eletrônicas, é necessário que a empresa possua cadastro no Caufesp. Assim, acesse a página principal da BEC (www.bec.sp.gov.br). Na opção Caufesp (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo), preencha as informações solicitadas.

Vender para o governo é uma opção bastante vantajosa para quem está começando a empreender e ainda não tem um grande número de clientes fixos ou para quem busca formas de aumentar o faturamento da empresa.

Vender para o governo não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Participar de licitações pode custar menos tempo e recursos do que comercializar para outros clientes, além de ser uma ótima maneira de aumentar a carteira de clientes e, assim, o volume de vendas, potencializando o lucro da empresa.

É de suma importância você atualizar o cadastro do Caixa Tem para continuar acessando benefícios e serviços disponíveis no aplicativo, como saque de FGTS, retirada valores do Seguro Desemprego, transações com Pix e consulta de saldo e extrato.

Há dois tipos de Registros Cadastrais para os fornecedores no CAUFESP: o Simplificado (RCS) e o Completo (RC). A diferença é que o RCS não possibilita a participação nas modalidades de Concorrência Pública e Tomada de Preço. O RC permite a participação do fornecedor em qualquer modalidade.