Para que serve o cateter na cabeça?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O cateterismo cerebral (trombectomia) permite ir com o cateter até o vaso do cérebro que está entupindo a circulação para retirar o coágulo.

Dependendo da complexidade e dos achados, o teste pode durar de 40 minutos a algumas horas. Primeiro, o médico faz a esterilização do local em que será inserido o cateter – normalmente, na virilha.

O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Quais as chances de sobreviver a um AVC hemorrágico? De acordo com a Dra. Flávia, a mortalidade desse mal súbito é bem elevada e, no fim de 30 dias, varia entre 40% e 60%.

2) Complicações e Riscos: lesões vasculares locais, hematomas, sendo em alguns casos necessário correção por cirurgia local, sangramentos as vezes sendo necessária transfusão sanguínea. Trombose venosa, arritmia cardíaca, infecções locais, embolização de fragmento de cateter, embolização aérea.

Durante um procedimento de trombectomia, o cirurgião insere um cateter no vaso sanguíneo do paciente para remover o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo para a área afetada. Dependendo da localização do coágulo e da gravidade do bloqueio, o tratamento imediato costuma ser crucial.

O neurocirurgião faz um ou dois orifícios no lado do crânio onde está o coágulo para que o sangue saia (drenagem). Depois lava a cavidade deixada pelo hematoma com soro fisiológico. Isso geralmente faz o sangramento parar e elimina o problema.

É um procedimento invasivo absolutamente seguro, com baixa incidência de complicações graves, geralmente abaixo de 1% dos casos. Consequentemente, é muito raro que ele deixe qualquer tipo de sequela, desde que, evidentemente, o exame tenha sido feito sem complicações.

Se o tratamento por cateter for bem sucedido (o que ocorre em mais de 90% dos casos), o tempo de internação varia de um a cinco dias, e o retorno às atividades usuais é gradual, sendo que no máximo em 30 dias o paciente estará liberado para retomar a sua vida normal.

O que acontece após o cateterismo? Se for apenas o cateterismo cardíaco que ela fez, essa pessoa não precisará ir para a UTI nem ficar internada. Mas se ela fez, além do cateterismo, uma angioplastia, daí, a coisa muda de figura e normalmente precisará ficar na UTI ou na unidade coronária por uns dias.

O tratamento de um coágulo no cérebro geralmente é feito através de uma pequena cirurgia, em que se faz uma abertura do tamanho de uma moeda pequena no crânio, para drenar o hematoma. Se o coágulo estiver na meninge (capa fibrosa que recobre o cérebro), nem é preciso abrir o crânio.

É um procedimento muito seguro, com baixos índices de complicações. Os pacientes submetidos a um cateterismo cardíaco saem do hospital cerca de 30 minutos após o exame, e sem limitações. Devem apenas cuidar para manter em repouso o membro utilizado durante o exame (braço ou perna – virilha).

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

Durante a internação hospitalar, seguir protocolos assistências validados para o AVC e iniciar atendimentos por equipe especializada de reabilitação, sendo o objetivo principal incentivar a desospitalização precoce e evitar ou minimizar possíveis complicações decorrentes do evento.

O coma é um estado de perda de consciência profundo, no qual a pessoa não acorda, mas o cérebro continua produzindo sinais elétricos que se espalham pelo corpo e que mantêm os sistemas mais básicos e importantes para a sobrevivência, como a respiração ou a resposta dos olhos à luz, por exemplo.

O dispositivo pode ficar implantado por até 5 anos, sendo necessária a lavagem mensal do cateter quando não está em uso pela quimioterapia. O cateter pode ser usado para: Quimioterapia, infusão de antibióticos, nutrição parenteral, tratamento antiviral.

O Cateter Totalmente Implantado é um dispositivo intravenoso acoplado em um reservatório que fica sob a pele – na região torácica ou na virilha. A via de acesso mais comum para a realização da quimioterapia é a via endovenosa, onde os medicamentos são administrados pelos vasos sanguíneos.

Caso o coágulo seja formado num vaso sanguíneo do cérebro, é possível que ocorra um acidente vascular cerebral, o AVC. Além disso, o bloqueio do fluxo de sangue pode impedir a chegada de oxigênio ao coração e a outras partes do corpo, impedindo o funcionamento dos órgãos e das células.