Para que serve o cartão amarelo no futebol?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O cartão amarelo é utilizado para informar ao jogador, ao substituto e ao jogador substituído, que o mesmo foi advertido. O cartão vermelho é utilizado para informar ao jogador, ao substituto e ao jogador substituído, que o mesmo foi expulso.

E aqui está a palavra-chave que a gente precisava para explicar o porque um jogador de futebol recebe cartão amarelo ao tirar a camisa: intensidade. Então, vamos lá: o cartão amarelo para um jogador que tirou a camisa na comemoração do gol é mostrado pela intensidade da comemoração. É a punição pelo excesso.

Neymar recebeu o cartão amarelo nesta quarta-feira na vitória sobre o Maccabi Haifa pela Champions League por comemorar seu gol fazendo sua tradicional careta.

Cartão preto
É emitido pelo diretor ou pelo árbitro para infrações graves de regras.

Em 18 partidas no ano, o Flamengo levou 62 amarelos e três vermelhos. É o time mais amarelado da elite.

Geralmente os árbitros e os auxiliares são remunerados por jogo, e os valores variam conforme a competição (regional, nacional ou internacional); porém, se o árbitro estiver relacionado no quadro da Fifa, ele poderá ganhar em torno de R$ 4 mil por jogo, na série A do Brasileirão, enquanto o assistente ganha em torno de ...

Ken Aston

Segundo a FIFA, quem criou o cartão amarelo foi um dos mais respeitados árbitros do mundo, Ken Aston (1915-2001). Em 1966, durante uma partida entre Inglaterra e Argentina, alguns jogadores se desentenderam e acabaram discutindo também com o juiz.

O Cartão Branco | FairPlay visa reconhecer, destacar e recompensar comportamentos eticamente relevantes por praticantes, treinadores, dirigentes entre outros agentes diretamente envolvidos no jogo, e, também, os espectadores. Trata-se de um cartão pedagógico.

Na fase semifinal, todos os atletas entram em campo com o número de cartões amarelos zerado. Portanto, a única forma de um jogador cumprir suspensão na final da Copa é se for expulso na semi.

Gerardo Bedoya

O nome do ex-jogador colombiano Gerardo Bedoya está gravado na história do futebol mundial. Mas não do jeito que ele gostaria. Gerardo é o atleta que acumula mais cartões vermelhos no esporte. O colombiano atuava como lateral esquerdo e também como volante.

Neste mesmo ano a a Federação Internacional de Futebol (Fifa) atualizou o seu livro de regras e oficializou a punição. Sendo assim, todo jogador que fizesse um gol e comemorasse retirando a camisa, seria punido com um cartão amarelo.

Quando um jogador tira a camisa do time para comemorar, está-se colocando acima do clube ou seleção, acima dos companheiros e dos adversários, enaltecendo tão somente a sua individualidade. E no futebol isso é anti-desportivo.

As principais regras do esporte são: Os jogos são disputados por duas equipes e cada um conta com 11 jogadores; As partidas duram 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos; É proibido o uso das mãos.

Um dos capitães do time e dos jogadores com maior tempo de casa dentro do atual elenco, Gabigol é o líder de cartões amarelos do Flamengo em 2023, com nove. E o curioso: todos por questão disciplinar, nenhum por falta violenta. Gerson, com oito amarelos, é o segundo que mais recebeu.