Para que serve o cano?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Um cano, portanto, é um tipo de tubo que permite a saída de um fluido para o exterior. A tubulação formada por canos costuma denominar-se de encanamento. Esses canos permitem a distribuição de gás ou água para as residências.

O PVC (Policloreto de Vinila) são tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. É o material mais utilizado nas instalações hidráulicas residenciais. Há dois tipos de linhas de produtos: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

Conheça os principais tipos de cano

  • Cano em policloreto de vinila (PVC) Os canos de PVC são os mais populares nos lares brasileiros. ...
  • Canos em policloreto de vinila clorado (CPVC) ...
  • Canos em polipropileno copolímero random (PP-R) ...
  • Cobre.

Tubos e conexões. Os tubos são peças cilíndricas de grande comprimento e ocas por dentro. Eles são responsáveis pelo transporte da água e esgoto pelo imóvel. Já as conexões são responsáveis por conectar os tubos e mudar as direções para permitir o funcionamento da instalação hidráulica do imóvel.

canos de PVC

Os canos de PVC são os mais usados para encanamento do esgoto, porque oferecem diversas vantagens. Uma delas é o fato de serem mais leves, o que facilita o manuseio na obra e permite que o tubo seja mais longo, evitando emendas - uma das principais causas de vazamentos, se realizadas inadequadamente.

O tubo preto para água é destinado à fiação elétrica de baixa tensão, usado para reforçar lajes ou canalização de água, suportando até 150 Libras de pressão. O tubo preto para água é feito de aço carbono, sem revestimento de zinco, mas ainda resistente à corrosão e ao aumento de temperatura.

Os canos podem vazar por apresentarem algum tipo de corrosão ou ferrugem ao longo dos anos. Corrosão e ferrugem podem causar danos à tubulação, provocando rachaduras e furos. A água que corre por dentro dos canos sai assim pelas rachaduras ou furos.

A principal diferença é que nas tubulações de água fria o tubo pode permanecer 100% cheio de água; já a tubulação destinada ao esgoto é semi-hídrica, ou seja, ela é projetada para conter uma quantidade de ar junto com uma quantidade de esgoto e, assim, realizar o escoamento.

Tubos de aço galvanizados
Entretanto, quando passam pela galvanização, essa características é otimizada, tornando o tubo muito mais resistente e longevo.

Existem dois tipos de tubos de PVC: o PVC Soldável e o PVC Roscável.

Já os tubos e conexões soldáveis (que são unidos por meio de adesivo plástico para PVC) são ideais para quem não se preocupa em fazer qualquer alteração na rede hidráulica por muitos anos, ou seja, são os recomendados para as instalações planejadas com o objetivo de serem permanentes.

Use um detector de canos
Esses aparelhos são capazes de localizar tubos e canos de materiais ferrosos, não ferrosos, fiação elétrica e até madeira. Então, além de evitar danos à parte hidráulica, os detectores também te ajudarão a manter a parte elétrica segura, sem precisar depender de terceiros.

O PVC é usado para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC, sendo o material mais usado nas instalações hidráulicas residenciais. Já os tubos para água quente podem ser feitos de CPVC (policloreto de vinila clorado), que tem uma alta resistência mecânica e à corrosão.

O tubo de ligação para vaso sanitário é a peça mais fundamental de todo o mecanismo, pois é ele que conecta o vaso ao encanamento, permitindo a eliminação dos dejetos e a entrada de água. Sem ele, o vaso sanitário não cumpre o seu papel, já que não pode ser instalado da maneira adequada.

Para vasos sanitários com caixa de descarga, você pode usar uma tubulação que sai da caixa d'água com ¾ de polegada. Já para os modelos com válvula de pressão, prefira o tubo de l e ½ polegada.