Para que serve o botão ASR?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
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ASR, da sigla em inglês “Anti Slip-Regulation”, corresponde ao controle de tração do veículo. Esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês “Traction Control System”, tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.

O ASR pode ser desligado utilizando um botão na consola central. Por vezes, isto pode ser útil para conduzir sobre secções de estrada com neve fresca. Neste caso, o ASR não limita a velocidade do motor quando o pedal do acelerador é pressionado.

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

Quando e como deve ser usado? O desligamento do controle de tração deve ser usado em situações off road em que o carro não encontra tração suficiente para transpor um terreno ou obstáculo.

O ASR (Anti Slip-Regulation) também conhecido por TCS (Traction Control System) nada mais é do que o controle de tração do veículo, o qual tem a função de controlar o sistema para que não ocorra descontrole do carro por falta ou excesso de tração do carro.

Para saber se um veículo tem o controle de estabilidade, uma maneira bem simples é procurar no painel por uma tecla com o desenho de um carro como se estivesse derrapando. Esse botão é responsável por desabilitar o equipamento e, caso esteja presente, significa que o automóvel está equipado com a tecnologia.

ASR: Anti Slip Regulation – Controle de Tração
Quando detecta que alguma delas está girando em velocidade incompatível com a do veículo, interfere para regularizar e recuperar a tração. A interferência pode ser por meio da frenagem da roda ou do controle da potência do motor.

O controle de estabilidade ou o electronic stability program, como também é chamado internacionalmente, funciona quando detecta algum desvio na trajetória do volante. Isso acontece através de seus sensores que quando necessário, aciona os freios individualmente por meio de atuadores hidráulicos.

Pode ser pela sigla ESP, ou por um ícone que representa um carro derrapando. Nesses casos, há também um botão no painel, de tipo “ESP off”, que permite desligá-lo. Naturalmente, essa função é exclusiva para técnicos que vão testar algo no carro. Ou para situações extremas como piso com neve.

Isso acontece porque ele tem um diferencial central que compensa a diferença de rotação das rodas traseiras em relação as dianteiras. Entretanto, sem essa compensação, rodar com a tração nas quatro rodas no asfalto seco é uma temeridade, pois pode provocar danos na transmissão.

O controle de tração é um sistema eletrônico gerenciado por uma central que atua sobre os freios e o motor do carro. Sua característica autoblocante impede que uma roda receba mais tração que a outra, em outras palavras, perca tração ao girar em falso, sem obter aderência para empurrar o carro para frente.

Já o controle de tração – chamado TC e TCS – é capaz de identificar se as rodas giram em falso durante arrancadas e acelerações, reduzindo o torque diretamente no motor.

É possível instalar controle de estabilidade? Até é possível, mas só se o carro foi projetado para receber a tecnologia. Desta forma, tecnicamente é possível instalar os sensores responsáveis por como funciona o controle de estabilidade.

A tração funciona de forma a transferir a energia cinética do motor para as rodas. Dessa maneira, a potência enviada às rodas supera a força de atrito do veículo com o solo, o que possibilita o movimento. A depender do posicionamento e do tipo de tração, o veículo pode ter uma condução completamente diferente.

Para quem não sabe, é o CT ou TC – traction control em inglês. É um sistema eletrônico que evita a roda motriz de deslizar quando você arranca o carro, quando você acelera parado e em algumas outras situações especiais.

Outra tecnologia voltada à segurança é o TC (M-ABS) – ou Controle de tração –, recurso que o Fox Highline traz de série. Esse sistema tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

Um exemplo disso é o controle eletrônico de estabilidade. Esse recurso permite aumentar a segurança dos passageiros e garante uma melhor eficiência na condução, sendo ideal para quem busca conforto e segurança. Mesmo sendo uma tecnologia essencial, muitos motoristas ainda não conhecem os detalhes sobre esse tema.

Controle de tração e estabilidade trabalhando juntos
Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.

É o seguinte: alguns carros esportivos costumam oferecer essa opção de desligar o ESC. O que só deve ser feito se o motorista quiser testar suas habilidades ou “se divertir” com o carro, provocando sua escorregada nas curvas ou se for com ele para um evento na pista.

Ele reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução. Em pisos molhados, com neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis.

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