Para que serve o bicarbonato de sódio nas plantas?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

O bicarbonato de sódio tem ação antifúngica e protege seus vegetais de uma enorme quantidade de pragas. Aliás, ele também atua como bactericida e afasta a maior parte dos insetos de seu jardim. Basta misturar 500 ml de água, 1 colher de leite e meia colher de bicarbonato de sódio.

Acabe com os fungos!
Para dar resultado, o bicarbonato deve ser aplicado na pele por um período, deixando de molho no composto. Não adianta, por exemplo, lavar a pele logo em seguida da aplicação. Também precisa de frequência: 2 a 3 vezes ao dia.

Adicione o leite na água em um recipiente. Misture o bicarbonato de sódio à água. 2° Passo: aplicação. Pulverize preferencialmente no início ou final do dia sobre as plantas atacadas pelo oídio.

O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

A mistura do limão e do bicarbonato tem a capacidade de alcalinizar o organismo. O que ajuda, por exemplo, a combater a acidez dos rins quando o corpo não consegue eliminar a quantidade necessária de ácido ou nos casos em que o próprio corpo não produz acidez suficiente.

O bicarbonato com limão ajuda no combate de azia e má digestão. Conheça os benefícios dessa mistura à saúde. Há quem acredite que o bicarbonato de sódio misturado com o limão seja usado unicamente para limpeza doméstica, mas o poder químico dessa mistura é bom para aliviar desconfortos gástricos.

Aliviar o refluxo e a azia
Ainda assim, existem alguns antiácidos de farmácia que juntam o bicarbonato com o limão, pois, quando combinados, esses ingredientes produzem citrato de sódio, uma substância que evita alterações muito bruscas do pH do estômago.

Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.

Como tirar e prevenir fungos em plantas? De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias.

Sim, até o leite pode ser benéfico para as suas plantinhas. Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças.

PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.

Alta umidade e temperaturas amenas são o ambiente favorável para desenvolvimento da doença. Dessa forma, áreas irrigadas podem favorecer o mofo-branco, por proporcionar ambientes com alta umidade. Os sintomas da doença são bastante característicos. Normalmente, ocorrem lesões encharcadas nas partes aéreas da planta.

O método de controle mais comum é o uso de soluções caseiras, como água e sabão; álcool etílico, detergente e água quente; e fumo com pimenta malagueta. “As soluções devem ser borrifadas nas plantas uma vez por semana durante todo mês até a erradicação da praga”, ensina Fabiana.