Para que serve o banho de pipoca na Umbanda?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Na Umbanda, um dos diretores da liturgia da casa, Luís Mongelli, explica que a pipoca é usada nas oferendas para o orixá Obaluayê. "Os banhos de pipoca são rituais importantes e poderosíssimos, pois está relacionado a cura. Em banhos de cura e harmonização as pipocas são estouradas sem óleo e sem sal", descreve.

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

Para abrir caminhos
O branco da pipoca representa paz e o banho dela significa energia e pureza. A pipoca que precisa ser esquentada para estourar também representa calor no coração e no corpo, e ajuda a abrir caminhos. O ideal é jogar as pipocas no mesmo momento do estouro dos fogos de artifício.

O banho de pipoca, um ritual de purificação do sincretismo religioso, atrai fiéis do catolicismo e do candomblé à igreja de São Lázaro e São Roque às segundas-feiras. Mães de santo se postam em frente à igreja para dar o banho a quem pedir (dar um trocado para eles é suer bem vindo).

Como fazer
Deixe ferver até estourar bem as pipocas. Depois, coloque as pipocas em um recipiente. Não acrescente sal. Em seguida, vai pegando os punhados de pipoca e esfregue em todo seu corpo (descarrego de Omulu da cabeça aos pés).

Xangô

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

Faça a pipoca normalmente (meio quilo de milho já é suficiente!). Se alguma queimar, não se preocupe, não há necessidade de descartar. Para fazer o banho, você vai precisar da ajuda de uma pessoa: fique sobre alguma superfície (de preferência algum saco de lixo) e peça alguém para jogar as pipocas no seu corpo.

Omolu e Nanã são orixás velhos. Ela é reconhecida como a vovó dos orixás, uma das esposas de Oxalá.

Quem é Omulu na Igreja Católica? Omulu é sincretizado em duas linhas diferentes. Mas, na verdade, trata-se do mesmo Orixá! Obaluaiê: sincretizado por São Roque, as características que assemelham o Orixá deste Santo é a proteção aos enfermos pobres.

Nos dias de oferenda, o grão de milho e a pipoca sempre foram os protagonistas de cerimônias como a Sabajé, consagrada a Obaluaiê e Omolu, orixás das enfermidades contagiosas e de pele, onde o milho atua como potência de força, paz e cura.

Colocar o nome no mel ou no melaço é uma mandinga popular que atravessa credos no Brasil. No complexo das macumbas brasileiras, os usos desse encantamento são geralmente para resolver conflitos, sejam eles amorosos ou não, para conquistar alguém ou adoçar quem anda muito amargo.

Esse ritual é realizado com ingredientes simples e pode ser feito por qualquer pessoa interessada em manifestar amor e harmonia em sua vida, porém, é importante ter consciência de que ele deve ser feito somente após ter certeza do que se quer e ele nunca deve ser feito com intenções de causar mal a outra pessoa", ...

COMPOSIÇÃO: Hortelã, cabelo de milho e 7 sangrias. Apague o fogo; Despeje as ervas; Tampe e deixe descansar por 20 min, Coe e espere a temperatura amornar. Tome seu banho normalmente e finalize derramando o banho de ervas do pescoço aos pés.