Para que serve o banho de Exu?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Banho de Ervas EXU - Limpeza, Força e Proteção dos Guardiões.

Exu no imaginário umbandista é a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas.

Faça a saudação: "Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!". Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

São formadas pelas seguintes plantas: arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, majericão e pimenteira. Um vaso com as sete ervas pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Saiba mais sobre Exu Caveira. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Outras representações são a de que ele ajuda a abrir caminhos e atrair prosperidade, além de estar associado à força de viver, à virilidade e ao sexo. Por vezes descrito como um ser brincalhão, Exu também é apontado como dono de uma disciplina ímpar e grande senso de justiça.

Exu na Umbanda
Trabalha conduzindo energias pesadas, desfazendo demandas e é responsável pela abertura de caminhos, como preconiza a tradição Iorubá. Costuma ser cultuados geralmente no primeiro dia do mês, ou no primeiro dia de abertura dos trabalhos, para proteger os templos de energias perversas e malignas.

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Os dias melhores para acender vela pra Exú é quarta (para defesa) e segunda (para abrir caminho e demais afins). Para acender vela para Exu você precisa de uma vela vela vermelha com preta ou uma vela vermelha se for pra Exú mulher, ou uma vela branca se vc preferir.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Qual é o Exu do amor? Sabendo que as Pombas Giras são uma linha de Exu feminino, agora você já sabe que os Exus do amor podem ser as Pombas Giras como Maria Padilha, Maria Mulambo, Dama da Noite, entre outras que auxiliam em situações amorosas. Pomba Gira do Oriente – Linha de Oxum com Ibeji.

Banho de manjericão
Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário. Depois, pegue o banho de girassol e despeje por todo corpo, atraindo dinheiro e prosperidade para o ano que vai chegar. Deixe seu corpo secar naturalmente.

Ajuda a expulsar fungos. A urina possui propriedades antifúngicas, ou seja, até pode funcionar como um spa de tratamento. 7. Poupa tempo.

ORAÇÃO A EXU Tu que tens o poder de abrir os caminhos, de guardar as encruzilhadas, que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador. Pedimos vossas bênçãos em nossas vidas. Quebre as demandas de nossos egos, de nossos pensamentos e sentimentos negativos.

Dandá da Costa – Erva Quente. Casca de Cebola – Erva Quente. Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente.

Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas nos bori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre.

Muitas pessoas que não tem o real conhecimento sobre essa entidade acredita que ela esteja relacionado a algo ruim. Mas, isso é um engano! O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano.

Continuar lendo Como tomar banho de Exu?