Para que serve o banho de assento da folha da goiabeira?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações.

pra fazer o banho. você vai precisar de dez folhas de goiabeira. e um litro de água quente.

Entre as ervas mais populares, estão a camomila, a artemísia e a tansagem (indicadas para dores e tensão pré-menstrual) e a damiana (que ajudaria a lubrificar a região e melhorar a libido).

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital.

Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento; Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Banho de assento com chá de goiabeira
Ferver a água, desligar o fogo e depois acrescentar a erva e abafar durante 3 a 5 minutos. Depois, coar e fazer um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repetir o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.

As folhas de goiabeira apresentam propriedades antibacterianas. Mas o chá que você vai preparar com essas folhas não é para beber, mas sim para fazer o milenar banho de assento.

Ponto para a mulherada do interior que recorre a banhos de assento feitos com folhas de goiabeira para tratar do incômodo corrimento. E ponto também para quem usa o chá de folhas de goiabeira em bochechos, como antisséptico bucal caseiro.

O banho de assento com vinagre é uma técnica usada para alívio dos sintomas da candidíase. O vinagre de maçã possui propriedades que ajudam a restaurar a acidez natural da vagina. Além disso, ele é tem agentes anti-inflamatórios.

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Por quanto tempo e com qual frequência devo fazer o banho de assento? Processos inflamatórios agudos necessitam de uma maior frequência de vezes, tais como de 4 a 6 vezes ao dia. Outras situações, necessitarão de uma menor frequência, entre 1 a 3 vezes ao dia.

Banho de assento de camomila ou calêndula
Faça um chá com 1 colher de sopa da erva seca (camomila ou calêndula) para cada 200 ml de água. Coloque o chá em uma bacia e sente-se sobre ele, cobrindo totalmente a vulva, por 15 minutos. Esse banho alivia a coceira e a irritação da pele.

Como usar as folhas de goiabeira
Para usar esse remédio caseiro basta você ter um pé de goiaba no quintal (pode ser o da praça, também) e fazer o chá com folhas saudáveis da planta para usar como banho de assento, como líquido para enxaguar a boca, lavar feridas ou tomar.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Fatores como a menstruação, a frequência de relações sexuais e até mesmo os hábitos de higiene podem favorecer o crescimento de bactérias nocivas ao ecossistema vaginal, levando ao aumento de pH (>4,5) e, consequentemente, ao desencadeamento de uma grande produção de substâncias voláteis responsáveis pelo mau cheiro.

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

De qualquer maneira, é sempre bom consultar um ginecologista quando suspeitar que algo está errado com sua região genital e investir no tratamento adequado, com medicamentos antifúngicos e antibióticos. Caso perceba esses sintomas, procure imediatamente um ginecologista.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários. Os taninos estão presentes em 30% da composição do barbatimão.