Para que serve o azeite no passado?

Perguntado por: uvasconcelos . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.

Óleo tirado de azeitonas, as quais são produzidas pelas OLIVEIRAS. Era usado na alimentação (#1Rs 17.12) e para pôr em ferimentos (#Lc 10.34), para passar no corpo como cosmético (#Sl 104.15), para iluminação (#Mt 25.4), para a UNÇÃO (1) de doentes (#Tg 5.14) e de hóspedes (#Lc 7.46).

Era, certamente, usado como tempero e também para colocar sobre as feridas, pois se retinha que fosse um bom remédio. Era usado também para as unções importantes. Os reis eram ungidos com o óleo (veja 1Samuel 16,13). O messias é o "ungido" (com óleo) por excelência.

Sabiam que a palavra portuguesa Azeite vem do Hebraico? "HaZayit" e significa "A Azeitona", sendo "Ha" o artigo definido e "Zayit" o substantivo de Azeitona. SHEMEN SHEL ZAYIT significa Oleo de azeitona; ETZ HAZAYIT significa Árvore da Azeitona.

1 Óleo que se extrai da azeitona. 2 por ext Óleo extraído de outras plantas. 3 por ext Óleo extraído da gordura de certos animais.

Há informações extraídas do Antigo Testamento bíblico de que teria sido na quantidade de 20 000 batos (2 Crônicas 2:10), ou 20 coros (1 Reis 5:11), o azeite fornecido por Salomão a Hirão, sendo que o comércio direto desta produção era, também, sustentado entre o Egito e a Israel (1 Reis 5:11; 2 Crônicas 2:10-15; Isaías ...

(2 Reis 4:3-4) A instrução
No entanto, é no impossível que Deus manifesta seus milagres. O Espirito Santo é representado pelo azeite, enquanto nós seres humanos podemos ser as vasilhas, que estando vazias, podem ser preenchidas pelo Espirito de Deus.

Estar muito irritado, com raiva.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe.

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

Na época contemporânea ao nascimento de Jesus, o azeite de oliva era extraído numa prensa - colocava-se as azeitonas num saco de linhagem e uma viga com um contrapeso apertava-as, escorrendo, assim, seu óleo.

A parte B do versículo( 8) diz: E nunca falte o óleo sobre a tua cabeça; sabemos que o óleo simboliza,a unção do Espírito Santo, que deve estar sobre nós, nos dando toda sabedoria e discernimento nesse “tempo”. Porque o nosso Deus sempre vai dar para os que crerem, as ferramentas, e recursos para vencer os dias maus.

O fruto da oliveira é a azeitona. A azeitona no tempo de Jesus servia para produzir quatro tipos de azeites: O óleo da unção, alimentação, iluminação e Sabão.

I Samuel 16.1 "enche o teu vaso de azeite e vem.." Introdução: Quando parece que existe algo impedindo sua vida espiritual é o momento de uma decisão e uma mudança que te retorne ao progresso que Deus tem para você.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.