Para que serve o azeite Gallo vermelho?

Perguntado por: osalgueiro9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Por isso, ele pode ser utilizado para substituir vários tipos de gorduras, como o óleo de soja e a manteiga. Com seu sabor sabor suave e acidez máxima de 1%, ele pode preparar diversos alimentos a fim de acentuar o sabor e o tempero dos pratos.

Segundo Katya Salomão, azeites com rótulos vermelhos não têm ligação com a ideia de serem ideais para serem aquecidos e não devem ser consumidos.

Deixe de lado o mito que ele não pode ir ao fogo. Apenas dê preferência ao azeite virgem para cozimentos e ao extra-virgem para alimentos que não vão serão aquecidos.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.

azeite de oliva

O azeite de oliva é o óleo mais saudável devido à sua composição (ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) - 80% predominando o ácido oleico (ômega 9), com importante ação na redução da fração LDL-colesterol e melhora do HDL-colesterol) e antioxidantes naturais que auxiliam na redução da sua oxidação.

Azeite extravirgem
O sabor e o aroma são superiores e a acidez é baixa, variando de 0,8% a 1%. É recomendado para ser usado como ingrediente em receitas e como tempero de saladas.

O melhor azeite será aquele com acidez de até 0,8%, mais conhecido como azeite de oliva extravirgem. Isso porque quanto menor o nível, maior será a quantidade de gorduras boas e, consequentemente, mais benefícios para a saúde.

Considerada pouco saudável devido ao incremento calórico que adiciona ao ingrediente, hoje já discute-se os efeitos positivos de o alimento ser frito em azeite. A temperatura, o tempo e o tipo de alimento são fatores a ser observados nessa técnica culinária.

Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

A desvantagem mais popularmente citada em relação a fritar com azeite de oliva é que se trata de um óleo cujo “ponto de fumaça” é muito baixo. O ponto de fumaça é tecnicamente o ponto de aquecimento do óleo em que ele começa a se degradar e liberar substâncias relativamente tóxicas e nocivas à saúde.

1 – Prosperato
O azeite mais bem colocado no ranking de 2022 foi o Prosperato Premium Blend, que em sete concursos levou oito prêmios. O azeite figura no Top100, no 91º lugar, entre 522 azeites de todo o mundo. Outros três azeites das variedades koroneiki, picual e coratina estão no ranking com premiações.

Azeite refinado: recomendado como tempero e considerado menos saudável; Azeites aromatizados: outros óleos e compostos acrescentam maior fragrância; Azeite composto: mistura de azeite refinado com alguns outros óleos.

Azeite ou banha? A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

O azeite de oliva tomado em jejum deve ser de qualidade superior, extra virgem e, de preferência, com maior teor de polifenóis (Veja mais em nosso artigo sobre polifenóis: https://www.emporiodoazeite.com.br/blog/o-que-sao-os-antioxidantes-dos-azeites-de-oliva).

A cor escura da embalagem do azeite também auxilia na proteção do produto em relação às temperaturas mais altas, funcionando como isolante térmico.

No entanto, segundo Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, o azeite de oliva não representa nenhum malefício, seja para cozinhar ou para fritar. “Ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas e as substâncias que se formam são menos danosas para o corpo humano”, explicou.

A coloração do azeite depende do processo de maturação da azeitona utilizada em sua produção. Quanto mais nova é a azeitona, mais verde será o azeite e quanto mais madura, mais amarelado, ou dourado será.

Azeite de oliva

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol.

O azeite brasileiro mais bem colocado no ranking de 2022 foi o Prosperato Premium Blend, que levou oito prêmios em sete concursos que participou. Ficou em 91º lugar da lista com 522 concorrentes. A olivícola pertence a Rafael Marchetti e fica em Caçapava do Sul (RS).

azeite

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.