Para que serve o átrio direito e esquerdo?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Do ÁTRIO DIREITO o sangue passa para o VENTÍCULO DIREITO através de uma válvula chamada TRICÚSPIDE. O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas.

Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.

Átrios. As duas camadas superiores do coração humano são os átrios. Separados pelo septo interatrial (uma fina membrana de partição), os átrios têm como função principal receber o sangue que vem das mais diversas partes do corpo. São, portanto, câmaras coletoras.

CÂMARAS CARDÍACAS
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.

O átrio direito é a câmara que recebe o sangue venoso através das veias cavas, superior e inferior, e pelo seio coronário. Possui uma estrutura, semelhante a uma bolsa, que é a aurícula. Essa aurícula aumenta a capacidade do átrio.

O ventrículo esquerdo é a mais forte das câmaras do coração. Seus músculos espessos necessitam executar contrações poderosas o suficiente para bombear o sangue para todas as partes do corpo.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

Artéria aorta: é a maior artéria do nosso corpo. Essa artéria parte do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, e ramifica-se em várias outras artérias. Artéria pulmonar: parte do coração em direção ao pulmão e bifurca-se em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda.

Os dois Átrios encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

O átrio esquerdo é preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmões; o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico, proveniente do restante do corpo.

O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).

O ventrículo direito coleta sangue desoxigenado do átrio direito, conforme a valva tricúspide se relaxa, bombeando-o com contrações rítmicas em direção ao tronco pulmonar através da valva pulmonar localizada em seu teto. O sangue então passa para a artéria pulmonar e para o interior dos pulmões.

Não é um problema a priori, mas pode refletir uma tendência a arritmias como fibrilação atrial. Seu médico deve estabelecer uma frequências de exames para avaliar a evolução dessa alteração e você deve procurar atendimento se tiver algum sintoma novo, com batedeira, desmaio, tontura, dor no peito, falta de ar, etc.

Pátio, saguão. 3. Espaço defeso, na frente dos edifícios.

A dilatação idiopática do átrio direito (AD) é uma condição rara, frequentemente assintomática, com tratamento controverso, podendo se restringir ao acompanhamento clínico ou tratamento cirúrgico. Descrevemos aqui um caso de um adolescente com achados ecocardiográficos compatíveis com essa doença.

A espessura da parede do ventrículo esquerdo é muito maior do que a espessura da parede do ventrículo direito. Isto acontece porque a função do ventrículo esquerdo é levar o sangue a todas as partes do corpo.

O Átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela válvula tricuspide; O Átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pelo válvula mitral.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

Aurícula esquerda ou átrio esquerdo é uma cavidade do coração que recebe o sangue arterial (com O2) do pulmão conduzido pelas veias pulmonares.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.