Para que serve o assacu?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Assacu. Auxilia no tratamento de reumatismo infeccioso, trata e previne o câncer. Assa-peixe. É usado para tosse, bronquite e como expectorante, dores musculares e reumatismo.

As folhas trituradas com água aplicam-se nos reumatismos. O suco leitoso (látex) é um poderoso antihelmíntico, cujo emprego exige muita cautela. A madeira é usada em obras internas e artesanatos de madeira como caixotes e tamancos.

uso/madeira leve, macia e de fácil apodrecimento. Empregada na construção civil, para forros, obras internas, para a confecção de cepas de tamancos, compensados, palitos de fósforo, caixotaria e para a produção de pasta celulósica.

um copo com água pura. vezes ao dia. durante muitos meses. gotas de seiva do aveloz contra o câncer, diariamente.

O assacu é uma árvore amazônica de folha leitosa que tem parentesco com a seringueira e a mandioca. Costuma crescer muito – chega a 50 metros de altura – e rápido, o que torna sua madeira pouco densa, útil apenas para a produção de palitos, caixas e compensados.

Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.

Para o tratamento do câncer, o modo de uso é da seguinte forma: dissolver de 30 a 36 gotas em um litro dágua e tomar 50 ml (que equivale a um copinho de café) ou duas colheres de sopa, 3 vezes ao dia, de preferência após o café, a janta e o jantar.

O chá de assa-peixe é ideal para isso! Fazer o chá é simples: basta adicionar 15 gramas de folhas picadas da planta em 1 litro de água fervente. Mantenha o preparo abafado por 10 minutos e, depois, coe e reserve. Beba três vezes ao dia.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Auxilia no tratamento de inflamação nos ovários, aumenta a fertilidade e alivia as dores e incômodos da cólica menstrual e do mal estar do período da menopausa.

A avelós causa um processo chamado de apoptose celular, uma espécie de suicídio das células. Purificada, ela age inibindo enzimas relacionadas à multiplicação dos tumores. Segundo Pianowski, há diversos relatos de pessoas com câncer, que estavam desenganadas pelos médicos e que se curaram após usarem a planta.

Sua casca pode ser usada contra vermes, hemorragias (sangramentos) e disenteria.

Alivia a febre
Graças à ação anti-inflamatória, a planta ajuda a aliviar e controlar a febre. Assim, a febre é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal como forma de resposta a uma doença, infecção ou inflamação. Além disso, a aroeira também ajuda no tratamento de problemas respiratórios.

Ação adstringente, antibacteriana, antidepressiva, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, aperiente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, estomáquica, expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxativa, peitoral, tônica e vermífuga.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...

Ervas que ajudam na cura: calêndula, avenca, tuia, buva(leucemia), cactus, guaco, guiné, espinheira-santa, cavalinha, pervinca(leucemia), salva, salsaparrilha, tansagem, violeta, avelós, umbaúba , babosa, graviola, cipó-mil-homens, alfafa, dente-de-leão.

A “árvore do dinheiro” é, na verdade, formada por várias pachiras aquáticas entrelaçadas durante o seu crescimento. Por ser um ramo perene, é resistente e com um ciclo de vida longo.

É uma árvore de grande porte, conhecida como Sucuuba ou janaguba e nativa da região Amazônica, que fornece madeira para a construção civil e carpintaria. É uma espécie latescente, de tronco ereto e casca rugosa. Possui folhas glabras, coriáceas e de margens inteiras.

A Caroba é uma árvore de pequeno-médio porte, medindo entre 10 e 25 metros de altura. Nativa do Brasil, ocorre na Mata Atlântica do sul e sudeste do Brasil. Sua casca é acinzentada, dura e apresenta fissuras. Suas folhas têm coloração verde-claro e caem durante a estação seca e fria.

Justicia acuminatissima (Miq.) Bremek (Acanthaceae) é uma espécie vegetal amplamente utilizada pela população do estado do Amazonas devido às suas propriedades medicinais antiinflamatórias. É conhecida popularmente como “sara-tudo” e suas folhas são utilizadas em decoctos, infusões e macerações.

Além de nutritivo, o chá da casca de cebola auxilia na cura doenças causadas por inflamações, sobretudo no aparelho respiratório. O reforço na imunidade e a redução do inchaço corporal completam a lista de motivos para você preparar a bebida hoje mesmo.