Para que serve o ascendente?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Esse elemento do Mapa Astral mostra de que forma você age, sua defesa, o seu primeiro impulso, sua primeira reação perante os desafios e como você sai do lugar. É a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade.

O signo Ascendente é aquele que estava ascendendo no horizonte no momento em que você nasceu e depende da hora e da cidade em que você nasceu. Por isso, uma pessoa que nasceu no mesmo dia e hora que você, mas em um lugar diferente, pode ter outro signo ascendente.

Ascendência e descendência são palavras que possuem significados diferentes; não raramente, no entanto, usa-se descendência em vez de ascendência. Descendentes - são aqueles que vêm depois. Ascendentes - são aqueles que vêm antes.

"O signo solar representa algo mais profundo sobre você, ou seja, seu propósito consciente, aquilo que você sabe sobre si. O ascendente consolida as características que você quer apresentar ao mundo de maneira coerente e concisa.

Muita gente acredita que o Ascendente fica mais forte depois dos 30 anos ou, o que é mais grave, que só começa a funcionar depois desta idade. Isso não procede. É uma lenda urbana, fake news astrológica. Não há consenso sobre certos temas astrológicos, o que não é algo negativo, necessariamente.

O Descendente revela informações sobre como nos relacionamos, retratando relacionamentos em geral. Através do Signo Zodiacal Descendente, podemos analisar o tipo de pessoas que aparecem em nossas vidas, com quem tendemos a criar conexões reais ou as qualidades que gostaríamos de ver em nosso parceiro romântico.

“Acontece, muitas vezes, de nos identificarmos bastante com as necessidades emocionais mais urgentes da nossa Lua ou as necessidades de externalizar para o mundo as características do nosso Ascendente.

O seu signo lunar é uma das partes mais importantes do seu perfil astrológico: representa o seu lado emocional, os seus sentimentos, intuição e memórias. Também dita o seu relacionamento com as principais influências maternas na sua vida, bem como a forma como nutre e cuida dos outros.

Lua de hoje em Aquário.

Onde está a Lua no seu Mapa Astral? A posição da Lua em seu Mapa Astral revela como você lida com suas emoções, o que nutre sua alma e sua relação com a maternidade.

TIPOS DE PARENTESCO
Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

Signo ascendente em Leão
Quem possui o Ascendente em Leão acha que a vida é como uma peça de teatro dramática, buscando regularmente passar por experiências impactantes. Ousados, fortes, enérgicos e corajosos, as pessoas que têm Ascendente em Leão querem estar sempre sob os holofotes, mas não sem um bom motivo.

Ter o Ascendente em Áries implica que você tem sempre uma abordagem enérgica, dinâmica e divertida em relação à maioria das coisas novas que surgem em sua vida. É provável que você seja muito objetivo e enérgico, tenha muita autonomia e precise se sentir no comando de sua própria vida.

No mapa astral, o Sol remete ao seu signo, ele serve como um indicador da nossa personalidade básica. É ele quem designa a nossa consciência e está associado ao ego, vitalidade e vontade. Já o ascendente é o signo que se elevava acima do horizonte no momento do nosso nascimento.

O Sol e a Lua unidos num mesmo signo costuma construir uma personalidade marcante e consciente do seu papel no mundo. São pessoas com um poder imenso de realização nesse plano material, mas que não precisam fazer muito barulho para alardear essa qualidade.

O signo lunar parte da mesma premissa.
No entanto, a Lua é responsável por movimentar uma área diferente da vida. Já o nosso signo ascendente diz respeito a constelação que estava alinhada com a linha do horizonte, no sentido leste, no exato momento em que você nasceu.

Dentre todos eles, existem 4 pontos mais importantes do Mapa Astral, que são fundamentais para entender a personalidade de qualquer pessoa. Apesar da popularidade do signo solar, os pontos mais importantes do Mapa são os ângulos da mandala, chamados de Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu.

Escorpião. Se o seu ascendente é Escorpião, você pode parecer misterioso, quieto e sedutor. Os escorpianos têm a reputação de ser o signo mais sexual do zodíaco, então sua sensualidade inerente pode intimidar os outros quando eles o conhecerem.

Uma ideia muito difundida quando se fala em astrologia é que, com o passar dos anos, o signo ascendente passa a ter força predominante em relação ao signo solar. Algumas pessoas acreditam, inclusive, que aos 30 anos nos tornamos 100% o nosso ascendente.

Esclareça de vez essa polêmica astrológica
Na realidade, essa crença não é verdadeira. Afinal, signo solar e signo ascendente são coisas completamente diferentes. Um não pode suplantar o outro. Tanto é que na hora de ver o Horóscopo do Dia (veja aqui!), você deve olhar tanto o signo solar quanto o ascendente.

O signo descendente mostra a forma como você se relaciona, a influência que cada um tem e identifica as características do parceiro ideal para você. Ele também mostra qualidades que você ainda não entrou em contato, por isso, não as desenvolve.