Para que serve o anticoncepcional Pietra?

Perguntado por: epereira9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Indicação: Pietra ED (dienogeste) é um medicamento que contém hormônio (dienogeste) para o tratamento dos sintomas dolorosos das lesões da endometriose (migração e crescimento do tecido da parede interna do útero fora da cavidade uterina).

Os comprimidos devem ser tomados continuamente, independentemente do sangramento vaginal. Portanto, ao término de uma cartela, outra deve ser iniciada a seguir, sem interrupção. Pietra ED (dienogeste) não é indicado para crianças antes da menarca.

O efeito de Pietra ED (dienogeste) pode ser reduzido por medicamentos contendo Erva-de-São-João e medicamentos usados para o tratamento de: epilepsia (por exemplo, fenitoína, barbitúricos, primidona, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato); tuberculose (por exemplo, rifampicina);

A dose de Pietra ED (dienogeste) é de um comprimido por dia sem intervalo de pausa, tomado, preferencialmente, no mesmo horário todos os dias, com um pouco de líquido, se necessário. Os comprimidos devem ser tomados continuamente, independentemente de sangramento vaginal.

Reações Adversas do Pietra ED
Embora o seu fluxo menstrual possa permanecer inalterado, você também pode apresentar alterações em seu padrão de sangramento, como por exemplo, sangramento frequente, pouco frequente, irregular, prolongado ou este pode ser interrompido completamente.

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.

Dienogeste Althaia 2mg, caixa com 60 comprimidos.

Dienogeste é tão eficaz no tratamento da endometriose como drogas conceituadas no tratamento da endometriose como os análogos do GnRH (Lupron, Neo-Decapeptyl, Lorelim, Zoladex, etc), com a vantagem de não provocar os efeitos colaterais comuns a estes últimos relacionados a queda acentuada dos estrogênios.

Embora seja possível saber que quem tem endometriose pode engravidar, o acompanhamento médico durante o tratamento da doença é indispensável.

Por conta disso, o tempo máximo de tratamento não pode ultrapassar os seis meses", explica o ginecologista e diretor do Hospital Santa Cruz em Curitiba, Dilermando Pereira de Almeida Filho. Após esse período, no entanto, quando a mulher para de tomar o remédio, cerca de 40% dos focos da doença voltam a aparecer.

Refeições industrializadas, cereais matinais, farinha branca, açúcar, adoçantes artificiais, refrigerantes, embutidos, carne vermelha, soja, leite, gorduras saturadas e produtos que contenham aditivos químicos, como corantes e conservantes contribuem para sobrecarregar nosso organismo com toxicidade.

É possível pegar endometriose? Não. A endometriose não é contagiosa, tampouco causada por algo que a pessoa tenha feito. Embora não haja causa conhecida para esta condição, há suspeita de que a genética tenha um peso importante no desenvolvimento da doença (5).

Quais alimentos pioram a endometriose? A carne vermelha, bem como alimentos embutidos e processados (presunto, mortadela e até mesmo o peito de peru). Esses alimentos requerem do corpo uma alta produção de insulina, sendo rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea.

Dienogeste é contraindicado em pacientes com presença ou histórico de doença hepática grave.

Venda sob prescrição médica.

Você não deve utilizar contraceptivos contendo hormônios sexuais de nenhuma forma (comprimido, adesivo, sistema intrauterino) enquanto estiver usando (dienogeste).

Existem duas condutas indicadas para a redução da dor da endometriose: o tratamento medicamentoso e o cirúrgico. A decisão deve ser tomada analisando caso a caso. O uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais e analgésicos são eficazes para o alívio da dor, melhorando a qualidade de vida da paciente.

O exame vaginal e retal costuma ser a primeira avaliação para detectar endometriose e, caso o médico identifique anormalidades, ele encaminhará a paciente para realizar outros exames.