Para que serve o agachamento isométrico na parede?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O agachamento isométrico é um exercício que promove o ganho muscular sem exigir das articulações, ou seja, a atividade tem como base o uso dos músculos do corpo através de movimentos fixos, geralmente feitos contra uma parede, podendo ser isolados ou dinâmicos.

Wall sits. O wall sit é uma forma extremamente simples de aumentar a força dos quadríceps. Esse exercício tem como objetivo sentar contra a parede, melhorando assim seus níveis de condicionamento físico.

Os exercícios isométricos além de tonificarem a musculatura, tornando-a mais definida, auxiliam na estabilização das articulações. Quanto mais fortes forem os músculos e tecidos ao redor das articulações, melhor irão suportá-las e protegê-las.

No agachamento hack com barra (barbell hack squat) você essencialmente faz um levantamento terra, mas com a barra atrás de você. Neste ângulo em particular, a maior parte do estresse do exercício é imposta no quadríceps (em vez das costas), transformando-o em um ótimo exercício para substituir o agachamento.

Sim, assim como qualquer outro movimento, o exercício isométrico também pode ser feito todos os dias. Mas Bianca explica que o ideal é dividir o grupo muscular que você vai trabalhar. Por exemplo, se você estiver focando nos membros inferiores, dê um dia de descanso e no dia seguinte trabalhe os membros superiores.

8 exercícios isométricos para experimentar

  1. Agachamento na parede. Músculos trabalhados: quadríceps, isquiotibiais e glúteos. ...
  2. Prancha alta. ...
  3. Prancha lateral. ...
  4. Agachamento baixo. ...
  5. Desenvolvimento acima da cabeça. ...
  6. Levantamento pélvico. ...
  7. Abdominal V. ...
  8. Elevação da panturrilha.

Agachamento na parede
Para se posicionar corretamente no exercício de agachamento apoiado na parede, a pessoa pode ficar a alguns centímetros de distância da parede ao mesmo tempo que deslizar as costas para baixo até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Para que serve agachamento todos os dias
Apesar de trazer benefícios até mesmo para as costas, os principais atrativos desse tipo de exercício são o fortalecimento e a modelação de pernas e do bumbum. Dependendo da variação, ele pode ser importante para diversos objetivos.

O agachamento fortalece pernas e bumbum
Um dos benefícios do agachamento tem a ver, obviamente, com fortalecimento: é um exercício incrivelmente eficaz para tonificar glúteos, coxas e até panturrilhas.

O tempo de execução pode variar de acordo com o seu condicionamento. Tente fazer um minuto de exercício, 30 segundos de intervalo e 3 séries de repetições. Se for muito intenso, diminua o tempo.

Os tipos de isometrias que estudamos na reta foram a translação e a reflexão. Já no plano, estudamos a translação, a rotação, a reflexão e a reflexão com deslizamento.

Mas outros deverão ser acrescentados como o Exercício de Isometria (vide foto abaixo). Esse exercício é um dos melhores treinos para dar a força necessária em cada ângulo específico. Ele consiste em ficar um determinado período de tempo (ex 10 segundos) em uma determinada angulação (por exemplo 90º graus).

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Para aumentar o bumbum é recomendado que sejam realizados exercícios que trabalhem o músculo do glúteo, como o agachamento, o afundo e a elevação de quadril, por exemplo, pois promovem a contração local e favorecem o ganho de massa muscular.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Mantenha a bola na região dorsal do corpo. Agache-se e faça o movimento com o apoio da bola. Mantenha a posição entre 3 a 10 segundos e volte à posição original.