Para que serve o acostamento?

Perguntado por: aantunes4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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ACOSTAMENTO é a “parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim”.

Afinal, qual é a função do acostamento? Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o acostamento é uma área destinada para a parada de veículos em casos de emergência. Além disso, ele pode ser usado por pedestres e ciclistas quando não há uma calçada nem uma faixa exclusiva para ambos.

Essa prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), já que o espaço ao lado de uma rodovia – chamado de acostamento – é destinado para situações atípicas, como, por exemplo, se o condutor precisar parar o veículo por problemas mecânicos ou más condições climáticas.

Confira as dicas para utilizar o acostamento:
É proibido trafegar no acostamento. O local pode ser utilizado apenas em casos de emergência; Havendo possibilidade, o condutor deve parar o veículo em locais onde possa ser visto, evitando curvas ou aclives; Quando parado no acostamento, entende-se situação de emergência.

Existem, basicamente, 3 ações que não podem ser cometidas pelos condutores no acostamento: estacionar, trafegar e ultrapassar. Nesse caso, é importante frisar que parar rapidamente no acostamento, sinalizando a ação, não é proibido. Porém, estacionar e desligar o veículo (como para dormir um pouco, por exemplo) é.

Se você pensar, nas cidades, nas ruas e avenidas, não há acostamento e sim local para estacionamento de veículo. Mas qual a diferença? Basicamente, um é feito com o objetivo para os carros estacionarem, já o outro é um espaço destinado para emergências.

Primeiramente vamos entender o que é ACOSTAMENTO: “parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim” (Conceitos e Definições – Anexo I do CTB).

LBO: Linha branca contínua, no mesmo sentido da via que separam a pista do acostamento ou calçada na cor branca ou amarela.

Como diz o CTB, o uso dos acostamentos em rodovias, fundamentalmente é para situações de emergência, como por exemplo, pane no veículo, acidente, falta de combustível ou condutor ou passageiro com problemas de saúde.

Parar no acostamento em situações de emergência requer alguns cuidados para evitar acidentes graves. O primeiro passo é ligar o pisca-alerta (sinalizando que algo está errado) e estacionar o carro da maneira mais correta possível, evitando que parte do carro ainda permaneça dentro da faixa de rodagem.

Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

O motorista deve usar o pisca-alerta, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando se trata de uma situação em caráter de advertência, situações de emergência, ou seja, uma ocorrência de perigo, situação crítica, incidente ou imprevisto.

Ao contrário do que muitos motoristas pensam, parar no acostamento para atender o celular, também não é permitido. “Não pode parar no acostamento para fazer uso do telefone celular. Só pode parar no acostamento em caso de urgência.

Segundo a Resolução nº 36/1998 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, o condutor deve acionar as luzes de advertência e colocar o triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo. Evite parar no acostamento por qualquer motivo.

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos e o condutor deve reduzir a velocidade imediatamente. Segundo especialistas em direção defensiva, em caso de ventos transversais ao carro, o ideal é abrir as janelas e redobrar a atenção.

Quando usar o triângulo
Sempre que perceber que há algo de errado com o seu veículo, se o pneu furar ou sofrer um pequeno acidente estacione no acostamento e use o triângulo. Evite parar na pista, a menos que seja um caso de extrema necessidade. Em locais aonde não há acostamento, estacione na faixa da direita.

Algumas pessoas que dormem de costas podem sentir dor lombar, portanto, esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região. Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Dormir com o braço embaixo do travesseiro: além de prejudicar o alinhamento da coluna, pode causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço acaba por comprimir algumas veias e nervos. Os braços deverão estar livres e os ombros sempre alinhados, de forma não prejudicar a cervical.

17 - O condutor que vai sair com o veículo do acostamento deve: Acionar a luz indicadora de direção, acelerar no acostamento até uma velocidade compatível com a via e entrar na faixa de tráfego.