Para que serve o acaçá?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O Acaçá é um prato da cultura afro-brasileira, utilizado para oferenda de comida de santo para os orixás. É feito de milho de canjica branca, embrulhado na folha de bananeira.

Esse banho também pode ser usado para lavar casas ou estabelecimentos comerciais. Os ingredientes podem ser cozidos ou esfregados nas mãos. Ao preparar o banho, a pessoa deve fazer os pedidos que deseja. O banho serve também para afastar maus fluidos e pessoas indesejadas.

O Acaçá, (Àkàsà) ou Ecô (Eko) é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.

Akasa foi inspirado no termo sânscrito ou Akãsha, que remete ao princípio original, de onde derivariam os demais elementos, como terra, ar, água e fogo. Seria o elemento primordial, que congrega as partículas elementares contidas no sol e na lua; na luz, nas estrelas; no fogo e no ar.

Significado de Acaçá
Perfume ou coisa embriagadora.

O acaçá tradicional é também um complemento para os cardápios da mesa baiana. Quando está no cardápio sagrado, o acaçá acompanha as comidas rituais que vão alimentar os deuses nos seus santuários, para depois serem partilhados numa refeição hierarquizada e simbólica.

É feito de milho de canjica branca, embrulhado na folha de bananeira.

É uma farinha obtida pela moagem do grão de milho branco, degerminado e sem impurezas é usada em pães, papas, broas, bolos e sobremesas. Também usada para o acaçá, um prato ritual do candomblé.

É comum que banhos de ervas de limpeza e descarrego causem sono após serem feitos. Por isso, separe um tempo em que pode descansar, como por exemplo, antes de dormir.

Banho de manjericão
Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário. Depois, pegue o banho de girassol e despeje por todo corpo, atraindo dinheiro e prosperidade para o ano que vai chegar. Deixe seu corpo secar naturalmente.

Esta poderosa especiaria é conhecida por ser afrodisíaca - o que pode aumentar muito o poder de atração. Contudo, o ritual do banho de Canela com Açúcar pode melhorar o desânimo e a tristeza, já que possui energias para animar qualquer ambiente e corpo, além de aumentar a proteção física e a atração financeira.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

É um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do Candomblé e Umbanda. Utilizado nos ritos de Orumilá, Xango, Osain e outros aborós, indispensável em jogos divinatórios e na feitura de santo no sentido de alcançar a prosperidade.

É um prato feito com milho branco, semelhanta a canjica, mas preparado com fins religiosos. Exemplo de uso da palavra Ebô: Ebô é a comida de Oxalá.

Correlacionando os Akasha com o pentagrama, ele seria a 5º ponta do pentagrama (a ponta apontada para cima), aquela que representa o espírito divino, a chamada quintessência e representada pelo ovo (símbolo da origem) negro (símbolo do mistério).

Yuri quer dizer “a luz de Deus” e é um nome de origem japonesa, russa, hebraica e grega. Significa “Deus é misericórdia”. A origem do nome é aramaica, sânscrita e hebraica. Yago quer dizer “que Deus o proteja” e é um nome de origem espanhola e hebraica.

Com origem do latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”, Diana também pode significar “aquela que ilumina”.

Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

É um nome feminino bastante popular no nosso país e as suas portadoras podem ser afetivamente chamadas de Tata ou Tatá. Apresenta como variantes Taís (sem h), Taísa e Taíssa.