Para que serve o 4 ventrículo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

O sistema ventricular, composto por quatro ventrículos, está contido no cérebro. Esse sistema é responsável por manter, proteger e estruturar o nosso cérebro. Nem todos já ouviram falar desse sistema, mas a sua importância é primordial.

O quarto ventrículo, por sua vez, está entre a ponte do tronco encefálico e o cerebelo.

O cérebro consiste em uma rede de quatro cavidades que estão cheias de líquido cefalorraquidiano (LCR) circulante. Elas incluem os dois grandes ventrículos laterais, o terceiro ventrículo, e um aqueduto cerebral que conecta ao quarto ventrículo.

O ventrículo esquerdo recebe o sangue oxigenado que retorna dos pulmões a uma pressão de aproximadamente 80 mmHg, e o expele para a aorta a cerca de 120 mmHg durante cada batimento cardíaco.

O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.

"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.

CÂMARAS CARDÍACAS
O CORAÇÃO formado por quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) que recebem e dois ventrículos (direito e esquerdo).

A principal função do ventrículo esquerdo é bombear sangue para a circulação sistêmica (corpo). A parede ventricular esquerda é mais espessa que a do ventrículo direito. Essa diferença se deve à maior força necessária para bombear sangue para a circulação sistêmica.

Os ventrículos são dilatações do canal do tubo neural. São quatro ventrículos encefálicos: Ventrículo lateral direito, ventrículo lateral esquerdo, IIIº ventrículo e IVº ventrículo.

O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo.

O teto do quarto ventrículo é dividido em duas metades. A metade cranial é constituída por uma lâmina de substância branca, o véu medular superior, que se estende entre os dois pedúnculos cerebelares superiores.

O quarto ventrículo é uma das quatro cavidades preenchidas por fluido que compreendem o sistema ventricular no interior do encéfalo humano. É preenchido por líquido cefalorraquidiano.

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Os ventrículos laterais são as cavidades dos hemisférios cerebrais. Comunicam com o terceiro ventrículo através dos buracos de Monro ou interventriculares. Apresentam uma porção central (corpo) e três prolongamentos ou cornos: anterior, inferior e posterior. O corpo corresponde ao lobo parietal.

O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões. O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares.

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

1. [ Anatomia ] Nome dado a diversas cavidades do corpo humano (ex.: ventrículo cerebral). 2. [ Anatomia ] Cavidade do coração, de paredes musculosas, cujas contracções enviam o sangue para as artérias.

Ventrículo Único (VU) é o nome dado ao conjunto de cardiopatias que possuem apenas um ventrículo capaz de suportar todo o sangue que vem do corpo e do pulmão, sendo o outro muito pequeno (hipoplásico) ou quase inexistente.

O tratamento padrão atual para a hidrocefalia é a implantação cirúrgica de uma válvula. Uma válvula redireciona o líquido cefalorraquidiano para outra parte do corpo. Essa técnica permite que os ventrículos aumentados do cérebro retornem a um tamanho mais normal, em um esforço para aliviar os sintomas da hidrocefalia.

No cérebro, o forame interventricular (ou forame de Monro) são canais que conectam os ventrículos laterais com o terceiro ventrículo na linha média do cérebro.

O coração dói, e qualquer queixa de dor súbita desde o umbigo até ao maxilar inferior e desde a parte anterior do tórax até às costas, incluindo os dois braços, pode corresponder à apresentação clínica do enfarte do miocárdio.