Para que serve o 2,4-D?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Herbicida seletivo para aplicação no controle de plantas infestantes nas culturas de trigo, milho, soja, arroz (irrigado e de sequeiro), aveia, sorgo, cana-de-açúcar, café e pastagens de braquiária.

Qual o problema de se misturar 2,4-D com glifosato? Como falado anteriormente, não ocorre incompatibilidade biológica entre 2,4-D e glifosato, no entanto pode haver incompatibilidade física.

dez dias

O herbicida 2,4-D é tóxico para a cultura da soja mesmo utilizado na dessecação, porque o seu efeito residual no solo é de aproximadamente dez dias (Rodrigues et al., 1998).

O herbicida 2,4D pode ser pulverizado na cultura do milho desde que sejam respeitadas as condições para a aplicação, sendo elas referentes ao estádio de desenvolvimento da cultura e das condições ambientais. As aplicações devem ocorrer quando as plantas de milho estiverem no máximo com 6 folhas.

O defensivo deve ser aplicado com temperatura menor de 30 °C, umidade relativa do ar maior que 55%, vento com velocidade entre 3 km/h e 10 km/h, na ausência de orvalho, evitando chuva após a aplicação em até 6 horas.

O 2,4-D tem sido um dos herbicidas mais utilizados em associação com o glyphosate, principalmente nas aplicações de dessecação pré-plantio. Apesar disso, não há resultados expressos de forma clara sobre os efeitos da adição do 2,4-D ao glyphosate no controle de plantas daninhas consideradas de difícil controle.

Dicamba: requer altos níveis de exposição ao produto. A queda das folhas está associada à contaminação do tanque ou aplicação direta. – 2,4-D: Ocorre em doses baixas e altas.

30 dias

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

DILUIÇÃO: O produto vem na forma pronto uso, mas pode ser diluído com água. 1 Litro de Glifosato para até 20 litros de água.

Dilua 20ml do produto em 1L de água. Misture bem essa calda num pulverizador manual do tipo doméstico ou do tipo costal. Pulverize sobre as plantas daninhas que se deseja eliminar, diretamente sobre as folhas, até o seu completo molhamento.

Herbicida seletivo para aplicação no controle de plantas infestantes nas culturas de trigo, milho, soja, arroz (irrigado e de sequeiro), aveia, sorgo, cana-de-açúcar, café e pastagens de braquiária.

O produto é um herbicida recomendado para o controle de dicotiledôneas indesejáveis de porte arbóreo, arbustivo e subarbustivo em pastagens e para a erradicação de eucalipto na reforma de áreas florestais.

Guerra do Vietnã

Para se ter idéia de sua potência, o 2,4-D foi utilizado pelos norte-americanos na Guerra do Vietnã, ocorrida entre 1954 e 1975, como um dos componentes do chamado "agente laranja".

Aplicação noturna
Altas temperaturas, baixa umidade do ar, além de rajadas de vento. Isso são alguns dos motivos que levam os produtores a não fazerem muitas aplicações diurnas. Durante a noite, as condições se apresentam como a melhor opção.