Para que serve o 153?

Perguntado por: alacerda7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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DISQUE DENUNCIA 153 PARA DESCUMPRIMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL.

A Guarda Municipal deve ser acionada quando for presenciado qualquer situação que cause danos ao patrimônio público ou que não está de acordo com a boa convivência em sociedade.

Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato. As denúncias também podem ser feitas pelo serviço telefônico 181.

DISQUE DENUNCIA 153 PARA DESCUMPRIMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL. Medidas criminais cabíveis serão adotadas.

Guardas municipais não podem fazer abordagens e revistas, determina o STJ. A 6ª Turma do Tribunal Superior de Justiça determinou que guardas municipais não podem fazer abordagens e revistas em seus patrulhamentos rotineiros.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o guarda civil municipal (GCM) não possui poder de polícia, visto ser atribuição exclusiva das polícias militar e civil.

Art. 82 Aos Guardas Municipais compete: I - executar policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e aparelhado, na proteção à população, bens, serviços e instalações do Município.

Central de atendimento 156
Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.

24 horas pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar), cujas ligações são gratuitas.

O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: Crianças e adolescentes. Pessoas idosas. Pessoas com deficiência.

Serviço operante 24h, para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada).

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Entre os aplicativos com essa finalidade, estão:

  1. Truecaller, disponível para Android e iOS;
  2. Whoscall, disponível para Android e iOS.