Para que serve malva coronha?

Perguntado por: areis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Suas propriedades possuem ação anti-hipertensiva, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. Ja suas folhas são utilizadas no preparo de chás, pomada, cataplasma, suco ou tintura. Para gastrite, o tratamento é usado em forma de chá, recomendado a ser tomado duas vezes ao dia.

Modo de preparo
Adicionar as flores e/ou folhas secas de malva na água fervente, deixar repousar por 10 minutos e coar. Usar a infusão de malva na forma de bochechos ou gargarejo, cuspindo a solução em seguida.

Afinal, para que serve a malva? Não é à toa que a malva é usada como erva medicinal: seus efeitos anti-inflamatórios são muito relevantes para o tratamento de infecções dos sistemas respiratório, digestório e nervoso devido às propriedades calmantes, cicatrizantes, expectorantes e laxantes das folhas.

Os remédios para inflamação no útero, como o chá de gengibre, o chá de equinácea e o chá de romã, possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e imunomoduladoras, que ajudam a combater a inflamação no útero e a fortalecer o sistema imunológico.

Contraindicações e cuidados com o chá de malva
Segundo Katiana, o chá de malva é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, além de não ser recomendado para quem tem pressão alta.

Mastruz (erva-de-santa-maria): para que serve e como usar. O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.

Para aliviar as tensões, o banho de malva, mel e erva-doce pode energizar e acalmar o coração dando momentos de relaxamento.

Comece colocando a água para ferver em uma leiteira. Quando já estiver borbulhando, insira as folhas de malva, apague o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Depois, basta coar e servir na xícara. Prontinho!

O preparo medicinal feito com coronha precisa ser fervido ou tostado – a raspa da semente não deve ser usada crua. A indicação de dosagem é de 1 g de pó de semente para cada xícara de água fervente. Tomar uma xícara ao dia, aos poucos.

As mais conhecidas de cada gênero são:

  • Malva sp.: malva silvestre (Malva sylvestris)
  • Pelargonium sp.: malva cheirosa (Pelargonium graveolens), malva branca (Pelargonium odoratissimum) e malva citronela (Pelargonium citrosum)

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

Posologia: uso externo - meio pacote (10g) para 250ml de água, na forma de infusão (verter água quente sobre o chá e tapar). Usar na forma de bochecho, gargarejo ou aplicação local 2 a 4 vezes ao dia. Em uso odontológico usar após escovação dos dentes.

3 chás para limpar o útero

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Chá de folhas de damiana. ...
  3. Chá de folhas de framboesa.

A água inglesa é um fitoterápico natural indicado para mulheres que desejam limpar o útero em casos de aborto ou desintoxicar o organismo, principalmente para quem usou anticoncepcionais por muitos anos. Também é indicada em casos de endometriose, infecções uterinas e mulheres que usaram indutores de ovulação.

Methergin® é utilizado na obstetrícia: Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.

A malva branca quando usado em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais como insônia, ansiedade, nervosismo, aumento da pressão sanguínea, perda de memória ou mesmo acidente vascular cerebral.

O Chá de Malva tem o poder de auxiliar no tratamento da prisão de ventre e reduzir irritações na garganta, contém ação cicatrizante, expectorante, diurética e laxante aliviando inflamações das vias respiratórias, tratando a gastrite, úlcera na boca e faringe e combate a dor de garganta reduzindo a tosse.

Controla a glicemia
Ainda, auxilia no controle da glicemia, ou seja, no nível de açúcar presente no sangue. Isso é ainda mais benéfico para pacientes de diabetes e com pré-diabetes, mas também pode ajudar no emagrecimento.