Para que serve índice cadastral?

Perguntado por: ssouza . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Índice cadastral (ou Inscrição Imobiliária) é um número que identifica o imóvel dentro do banco de dados da Prefeitura. Com essa ferramenta, você poderá obter o Índice Cadastral de um imóvel qualquer, através do bairro e logradouro.

Para encontrar o número de inscrição imobiliária, você deve verificar o carnê do IPTU ou acessar a “consulta comercial” do site da prefeitura da cidade em que mora. Porém, como cada município tem um sistema específico, não existe um passo a passo único para descobrir a numeração.

Serviço que permite ao cidadão, a partir do endereço do imóvel, ter acesso ao Número da Inscrição Imobiliária do imóvel perante o Cadastro Tributário Imobiliário. O número da Inscrição Imobiliária é conhecido também como Índice Cadastral.

O Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ, também conhecido como Cartão CNPJ, é o documento de comprovação do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) que compreende informações cadastrais de empresas e outras entidades, de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do ...

Significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. Contudo, essa regularidade é diferente da situação fiscal do consumidor, que determina se o contribuinte possui ou não débitos junto à Receita Federal, ou quando o seu CPF está isento de débitos que o levam a listas de restrição de crédito.

A Inscrição Imobiliária encontra-se no carnê do IPTU do imóvel e também consta na “consulta comercial”.

É o número da Inscrição do Imóvel onde será instalado o estabelecimento da empresa, junto ao Cadastro Imobiliário do Município. É também conhecido como Inscrição do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano.

Regularização Imobiliária Como saber se meu imóvel está regular ? Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Para saber quem é o dono do imóvel basta verificar a matrícula, transcrição ou inscrição, arquivada no Cartório de Registro de Imóveis, que pode ser consultada pelo seu endereço completo, caso não se saiba o número da matrícula.

Basta procurar o do seu município e solicitar uma certidão. Caso tenha algo em seu nome, o documento trará a descrição do imóvel e o número do registro no cartório de imóveis da região. Se a certidão for negativa, isso significa que nada consta em seu nome ou não foi possível localizar.

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

A Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel ou Certidão de Cadastro do Imóvel é um documento que pode ser solicitado pelos proprietários de casas, apartamentos, edifícios e lotes. Na certidão os dados gerais do imóvel em que se baseia o lançamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU).

1 - Acessar o site do Siurbe através deste endereço. 2 - Selecionar o documento desejado. 3 - Clicar em SOLICITAR DOCUMENTO. 4 - Preencher o Índice Cadastral de IPTU do imóvel para o qual se deseja emitir a informação básica, além do CPF e nome completo do solicitante.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

O cadastro com a situação “regular”, significa que não existem pendências no documento informado. No caso da situação “suspensa”, significa que o cadastro está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Para resolver, atualize as suas informações pessoais no site da receita.

Como dito, o CPF regular define que a situação cadastral do contribuinte não possui pendências com a Receita Federal. Diferente do que seria o “nome limpo”, que se refere à situação financeira e restrições de crédito da pessoa física referida.

Tipos de situação cadastral

  1. 1 Nula. CNPJ nulo não pode ser efetivado novamente. ...
  2. 2 Ativa. Um CNPJ ativo significa que a empresa está em operação e não conta com nenhuma pendência ou irregularidade.
  3. 3 Suspensa. ...
  4. 4 Inapta. ...
  5. 5 Ativa Não Regular. ...
  6. 8 Baixada.

Por meio do Portal e-CAC é possível verificar quaisquer débitos e pendências com apenas alguns cliques. Basta acessar o site da Receita Federal, inserindo o CPF ou CNPJ e usando o código de acesso para verificar a situação fiscal.