Para que serve guia de 7 linhas da umbanda?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A guia de Sete Linhas, é aquela que tem sete cores, ou. seja, representa os sete Orixás da Umbanda. É utilizada. também para proteção, pois significa que o médium.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Guias de Trabalho e Guias de Proteção
Acima de tudo, as guias de trabalho são utilizadas pelo filho de fé nos templos no momento dos trabalhos espirituais. Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades.

Descrição. Guia de Aço, tradicionalmente usado pela Umbanda e demais religiões afro-brasileiras. Representa as 7 Linhas (Orixás) e tem um valor magnético único.

A guia de 7 (sete) fios (com quatro firmas) só é feita quando o filho de santo se tornar Ialorixá ou Babalorixá. O brajá é um tipo de guia que é feito com búzios, formando como se fossem escamas. O brajá deve ser utilizado apenas por quem tem algum cargo dentro de uma casa espiritual, como o dirigente, Ogan, ou Ekedji.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo. Ela atua passivamente quando não há a ativação de uma entidade.

Utiliza-se a guia atravessada também em tratamentos de certas partes do corpo, mas somente quando for ordenado que seja dessa forma, caso contrário a guia deve ser colocada no pescoço normalmente. Guias nas mãos ou enroladas no pulso, somente quando o médium está incorporado.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

Guia Cristal 7 Linhas Umbanda 147 Contas | Shopee Brasil.

deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

As linhas-guia são conteúdos editoriais que têm por finalidade determinar, normalizar, padronizar ou regular ações ou procedimentos. Servem como base para a organização sistêmica dos serviços, como um meio para se alcançar a racionalização dos recursos, a otimização do trabalho, mantendo ou melhorando sua qualidade.

Orixá Exu

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.