Para que serve fluoxetina 20 mg emagrece?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A fluoxetina não é um medicamento indicado exclusivamente para o tratamento da obesidade. Além dela não provocar perda de peso em todos os pacientes, a sua eficácia é muito menor do que a de outras drogas disponíveis no mercado. A redução do apetite descrita acima é um efeito que ocorre em apenas 1/5 dos pacientes.

Foram relatadas as seguintes reações adversas com cloridrato de fluoxetina: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.

A sonolência (assim como a insônia) pode, sim, ser um dos efeitos colaterais da fluoxetina. Para minimizar reações como essa, as doses do medicamento tendem a ser mais baixas no início do tratamento.

A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

A ação da fluoxetina irá regular o organismo. Além disso, a perda de apetite é um efeito colateral do remédio. Nesse caso, a pessoa pode perder peso, mas recuperar à medida que o tratamento segue. Em suma, não deve ser usada para emagrecer.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

Outros remédios que podem ajudar na perda de peso

  • Antidepressivos: Sertralina e Fluoxetina (leia: Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina).
  • Antiepiléticos: Zonisamida.
  • Antidiabéticos: Metformina, Pranlintida, Exenatida.
  • Hormônio tireoidiano: Levotiroxina.

As análises indicam que a fluoxetina age via mecanismo dependente de neurogênese para melhorar a memória dos animais. E o bulbo olfativo, área olfatória primária do cérebro, apareceu como nicho com maior aumento na neurogênese após o tratamento com fluoxetina.

A dose efetiva costuma ser de 20 mg por dia, porém, para minimizar os efeitos colaterais, o seu médico pode iniciar o tratamento com uma dose de apenas 10 mg diários, autorizando o aumento para 20 mg após uma semana.

Doses acima de 20 mg/dia devem ser administradas em duas vezes, de manhã e à noite. Para qualquer indicação, a dose de fluoxetina não deve exceder a 80 mg/dia. Em pacientes com função renal e/ou hepática prejudicadas e em idosos, deve-se considerar o uso de doses mais baixas ou administrações menos freqüentes.

Por fim, o medicamento cloridrato de fluoxetina é contraindicado para pacientes em uso de pimozida. Caso esteja usando algum destes medicamentos o médico deverá ser informado, pois o tratamento deverá ser suspenso antes de iniciar o tratamento com cloridrato de fluoxetina.

Saxenda: É um medicamento em forma de injeção que atua no centro da fome e da saciedade, fazendo com que a pessoa tenha menos apetite. Além disso, um dos efeitos do medicamento é a mudança no paladar, que faz com que os alimentos não tenham um sabor tão agradável.

Como emagrecer dormindo? Chás e bebidas para tomar à noite e dormir bem

  • Leite. O leite é a bebida perfeita para tomar a noite. ...
  • Chá de gengibre com limão. Propriamente dito, o chá de gengibre não ajuda a dormir melhor. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Kefir. ...
  • Ashwagandha. ...
  • Leite de soja.

Os antidepressivos com maior risco de ganho de peso são amitriptilina, citalopram, mirtazapina, nortriptilina, trimipramina e paroxetina.

Atualmente, o Wegovy® (semaglutida) é o remédio para emagrecer com maior taxa de perda de peso aprovado pela ANVISA. A obesidade é uma doença que afeta milhares de brasileiros e é considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes em adolescentes e adultos.

Oxandrolona é um esteroide anabolizante para secar, também considerado um medicamento. Também pode ser chamado pelo nome de Anavar. Para uso clínico, enquanto medicamento, a oxandrolona é usada para o tratamento de hepatite alcoólica, bem como contra má nutrição moderada.

Além disso, você deve usar a fluoxetina pelo tempo que seu médico ditar. Esse tempo, em geral, varia de 2 a 6 semanas, para ter um efeito prolongado.

Sintomas 1 de superdose incluem náusea 2, vômito 3, convulsões e sinais 4 de excitação do SNC 5. Relatos de morte por superdose somente com o Cloridrato de Fluoxetina têm sido extremamente raros.

O que é cloridrato de fluoxetina e para que serve? Esse antidepressivo é indicado para o tratamento da: Depressão, associada ou não à ansiedade. Bulimia nervosa.

A fluoxetina é indicada no tratamento da depressão, associada ou não com ansiedade. Também é indicada para o tratamento da bulimia nervosa, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.