Para que serve fluconazol para o casal?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

Homens geralmente não apresentam sintomas clínicos de algumas doenças e acabam retransmitindo a infecção. Por isso, os dois devem ser tratados juntos. Normalmente, o tratamento dessas doenças é feito com remédios via oral e cremes vaginais para as mulheres.

O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

Deve ser administrada 1 dose oral única semanal de fluconazol 150mg. A duração do tratamento geralmente é de 2 a 4 semanas, mas nos casos de Tinea pedis poderá ser necessário um tratamento de até 6 semanas.

Pode fazer sexo durante o tratamento contra candidíase? Durante o tratamento não é indicado ter relações sexuais. “Até porque é preciso utilizar a pomada vaginal de sete a dez noites seguidas”, afirma Dania.

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente.

Candidíase vaginal recorrente (de repetição): dose única mensal de fluconazol 150 mg, de 4 a 12 meses. Algumas pacientes podem necessitar de um regime de dose mais frequente.

Fluconazol 150 mg está indicado para o tratamento das seguintes condições: Candidíase vaginal aguda e recorrente, e balanites por Candida, bem como profilaxia para reduzir a incidência de candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano).

Modo de ação do fluconazol
É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente a alimentos e por fim, atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 hora.

ardência ao urinar; dor durante a relação sexual; vermelhidão na área da vagina; corrimento vaginal branco e espesso.

Fatores de risco para a candidíase peniana:

  1. imunidade baixa.
  2. uso de certos medicamentos.
  3. tratamento quimioterápico.
  4. desnutrição ou má alimentação.
  5. consumo de drogas “pesadas”
  6. utilização de fraldas (em bebês e idosos)
  7. falta de higiene íntima.
  8. ficar com roupas íntimas úmidas.

As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida! Mas e nos homens? A candidíase masculina é real e eles também podem contrair!

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg por dia, por 3 dias.

leia mais sintomática, o tratamento é com fluconazol 200 mg por via oral uma vez ao dia. Para pielonefrite, fluconazol, 200 a 400 mg por via oral uma vez ao dia, é preferido. A terapia nos dois casos deve durar 2 semanas.

Caso o seu parceiro tenha sintomas de candidíase, ele deve sim ser tratado com antifúngico oral para candidíase. Mas caso seja assintomático, ele não precisa de tratamento.

Ao ser administrado pela via oral, o fluconazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal e distribuído por todos os fluídos e a pele. Após ser metabolizado pelo fígado, ele é excretado pela via renal.

Como a candidíase é transmitida? Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais. E ainda de mãe para filho, em caso de parto normal.

Apesar de não ser considerada doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida durante as relações sexuais. Mulheres e homens podem desenvolver a infecção, mas a candidíase não se dá por contaminação exclusivamente sexual. Geralmente, está associada à queda de imunidade.

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.