Para que serve dextrose quando tomar?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Em casos de treinos aeróbicos, a orientação é ingerir a dextrose antes ou durante a prática de exercício, assim a pessoa terá energia para realizar a atividade. A dextrose é ingerida na forma de pó e diluída em água. Nos dias em que a pessoa não irá treinar a dextrose não deve ser consumida.

Por conter carboidratos simples na sua composição, a dextrose é indicada principalmente para praticantes de atividades físicas e atletas, uma vez que tem como objetivo fornecer energia e prevenir fadiga, hipoglicemia, entre outras situações que podem ocorrer, devido à prática de exercícios físicos.

A dextrose é um açúcar, mais especificamente, um carboidrato simples. Portanto, sua principal função é render energia ao organismo. Dessa forma, causa o aumento da glicemia sanguínea – a presença de açúcar no sangue.

Como consumir Dextrose
No caso dos treinos de musculação a orientação é consumir a dextrose após o treino, juntamente com uma fonte de carboidrato. Assim, ela irá repor a glicose do músculo e também favorecer a entrada de proteínas no músculo. Também é importante ingerir uma fonte de carboidratos antes dos treinos.

A ribose e a dextrose são absorvidos rapidamente pelo organismo, fornecem energia rapidamente, assim, podem ser consumidos aproximadamente de 30 a 60 minutos antes do treino.

Por ter a estrutura de um carboidrato simples, nosso corpo absorve a energia da destrose bastante rápido, repondo na hora nossas necessidades. Na prática, a dextrose é usada para melhorar os resultados da malhação, pois é essa ajuda na recuperação da musculatura que garante que os músculos cresçam.

Como a maltodextrina possui fácil absorção, após ser ingerida misturada com água, ela começa a fazer efeito após 10 minutos, com pico glicêmico em mais ou menos 30 minutos. Caso a maltodextrina seja ingerida com outros alimentos, como proteínas e fibras, o tempo de absorção é maior.

Deve ser realizado em jejum de 8h (no caso de adultos). Não pode exceder 14 horas. Ele é feito com dosagens separadas de glicose. O paciente deve beber 75g de dextrosol no laboratório.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA DEXTROSE

  • Rápida absorção;
  • Evita o catabolismo;
  • Alto índice glicêmico;
  • Exercícios mais intensos;
  • Fonte de energia imediata;
  • Liberação de glicose no sangue;
  • Auxilia a absorção dos nutrientes;
  • Favorece o ganho de massa muscular.

E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo. Por isso de se tomar um shake de Dextrose + Whey Protein + Creatina (todos batidos juntos) logo após os treinos.

Os principais sinais adversos detectados foram: taquicardia (14,1%), tremores (13,4%) e sudorese (12,5%). A hipoglicemia sintomática ocorreu em 14,8% dos pacientes, sendo que um paciente apresentou glicemia igual a 24 mg/dL durante o teste.

A absorção da dextrose acontece imediatamente. Portanto, deve ser sempre acompanhada de proteínas e consumida no pré-treino. Uma boa dica é misturar dextrose com Whey Protein. Assim, o corpo absorverá as cargas de carboidrato e proteína ao mesmo tempo.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

A Dextrose da Nutri Health é um dos produtos com melhor custo-benefício do nosso ranking. Mesmo com um preço super atrativo, essa dextrose contém 100% de carboidrato por porção, o que é normalmente encontrado em produtos de custo mais elevado. Assim, tem um dos melhores custo-benefício.

A DEXTROSE PURA BODYBUILDERS® é uma fonte de glicose elaborada a partir do amido de milho. Trata-se de um carboidrato simples que é rapidamente absorvido pelo organismo. Ele contribui para o ganho de massa em pessoas que praticam musculação e é um fonte de energia para quem faz atividades aeróbicas.

O BCAA pode ser consumido tanto antes, quanto depois dos treinos. Esses aminoácidos agem no fornecimento de energia, retardando a fadiga muscular durante o esforço físico. No pós-treino, por sua vez, o BCAA atua de forma eficaz na recuperação do tecido muscular e na melhora gradativa do sistema imunológico.