Para que serve dexametasona para cães?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

O dexametasona é um medicamento glicocorticoide sintético, ou seja, ele faz parte dos corticoides ou esteroides. Ele é indicado para o tratamento de inflamações em cães e possui um alto índice imunossupressor. Contudo, o uso do dexametasona deve ser feito com cautela e apenas sob prescrição do veterinário.

O início do alívio é em até 4 horas. A escala de coceira vai de 1 a 10.

A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros. Nunca dê medicamentos sem prescrição. Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais.

Alervet

Alervet é eficaz no tratamento das alergias em cães. É o único Anti-histamínico de 2ª geração disponível no mercado veterinário, sendo o mais moderno para tratamento de processos alérgicos, como prurido e urticárias.

A dexametasona não é uma droga que só pode ser administrada em cães, mas também em humanos e outros animais. No entanto, a dose e a apresentação variam em cada espécie, por isso não é recomendado o uso do medicamento humano em cães e vice-versa.

Dexagard deve ser administrado por via oral. Cães: ½ a 3 comprimidos/dia em dose única ou em duas vezes. Gatos: ¼ a 1 comprimido/dia em dose única ou em duas vezes.

- Indicado para cães e gatos; - Anti-inflamatório que trata dermatopatias alérgicas e artropatias assépticas; - Também pode ser usado para reações alérgicas, - Disponível em cartela com 10 comprimidos.

Afinal, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Dexametasona 4mg é um medicamento glicocorticoide sintético com potentes efeitos anti-inflamatórios, indicado para o tratamento de processos alérgicos e inflamatórios e outras doenças.

Mecanismos de ação
Eles têm uma ação anti-inflamatória devido a inibição da Fosfolipase A2, resultando na inibição de toda a cascata do ácido aracdônico, impedindo a formação da prostaglandina, tromboxano e dos leucotrienos.

Hipersensibilidade, tromboembolia, aumento de peso, aumento de apetite, náusea, mal-estar e soluços. Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Agitação, alteração da visão, alucinação, bradicardia, boca seca, cãibra muscular, constipação, diarreia, dor abdominal, disgeusia (alteração paladar), dispepsia, disúria, dor na perna, edema facial, edema periférico, erupção medicamentosa, fadiga (cansaço), hipoglicemia, insônia, lactação diminuída, mialgia (dor ...