Para que serve Corticorten bula?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 8 votos

Corticorten® é indicado para o tratamento de doenças endócrinas (doenças das glândulas); doenças osteomusculares (doenças dos ossos e músculos); distúrbios do colágeno (doenças que afetam vários órgãos e tem causa autoimune); doenças dermatológicas (doenças da pele); doenças alérgicas; doenças oftálmicas (doenças dos ...

REAÇÕES ADVERSAS - As reações adversas mais relatadas com o uso do Corticorten , são as seguintes: distúrbios líquidos e eletrolíticos, retenção de sódio, retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, perda de potássio, alcalose hipocalêmica e hipertensão.

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

O comprimido de Corticorten® deve ser tomado com um pouco de líquido, pela manhã.

O uso prolongado de Corticorten® pode causar: Catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus. Entre em contato com o seu médico caso desenvolva uma visão turva ou outros distúrbios visuais.

Em geral, nós reumatologistas orientamos os pacientes a tomarem o corticoide, a exemplo da prednisona, no período da manhã, principalmente diante do uso crônico dessa medicação em algumas doenças. Isso ocorre porque no corpo humano a liberação do cortisol sofre alterações ao longo do dia.

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos.

Os efeitos colaterais comuns incluem adelgaçamento da pele com estrias e equimose, hipertensão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue, catarata, inchaço no rosto (rosto em forma de lua cheia) e abdômen, afinamento dos braços e pernas, má cicatrização de feridas, crescimento retardado em crianças, perda de cálcio ...

O Que os Corticoides Podem Causar no Organismo
Complicações do uso de corticoide: Aumento da pressão arterial; Aumento da glicose no sangue, principalmente em diabéticos (devido a alteração do metabolismo dos carboidratos); Causar diabetes em pessoas que não são (esse efeito passa após sua suspensão);

Os corticoides modificam a estrutura do hormônio cortisol, provocando alterações em todo o corpo. O medicamento interfere no funcionamento de células de todo o organismo, afetando partes como pele, tecido gorduroso e ossos, por exemplo.

Como se usa. doses em termos de prednisolona. 2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

Quais as contraindicações do Prednisona? Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com infecções sistêmicas por fungos, hipersensibilidade à Prednisona ou a outros corticosteroides ou a quaisquer componentes de sua fórmula.

Corticorten® contém prednisona, uma substância que proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

Prednisolona é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas; e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

Como o Corticorten funciona? Corticorten contém prednisona, uma substância que proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Se os sintomas não desaparecem, pode-se aumentar a dose do corticoide em 10 a 15% e manter essa dose por 2 a 4 semanas. Se não ocorrer melhora dos sintomas, será necessário dobrar a dose da prednisona. A retirada deve ser feita mais lentamente, a cada 4 semanas, ou com reduções menores (metade da dose utilizada).

Corticorten® pode causar aumento da pressão arterial, retenção de sal e água e aumento da perda de potássio. Por isso, seu médico poderá recomendar uma dieta com pouco sal e a suplementação de potássio, durante o tratamento com Corticorten®. Todos os corticosteroides aumentam a perda de cálcio.

Não, a prednisona não é um antibiótico e, isoladamente, não serve para tratar infecções. No entanto, como ela tem um forte efeito anti-inflamatório, ela pode ser utilizada junto com antibióticos para acelerar a cura de alguns tipos de infecção.