Para que serve compressa de água morna com sal?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

Compressa quente
Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

A compressa quente é um jeito simples e rápido aliviar dores, sendo que pode ser feita de maneira caseira, com um pano e água morna, ou utilizando uma bolsa pronta.

As compressas de sal, como eu gosto de chamar, embora existam pessoas que as apelidam de emplastro de sal, são uma boa opção para o alívio de dores musculares e articulares crónicas, assim como para dores de estômago, dores abdominais tipo cólica, dores menstruais e até em casos de diarreia.

Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A contraindicação para o seu uso é em casos de febre, pois pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Da mesma forma que a compressa fria, a quente pode ser utilizada por cerca de 15 a 20 minutos, sempre enrolada em uma fralda ou pano fino para evitar contato direto com a pele, e assim, queimaduras.

Compressas frias (gelo) ou quentes
São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. No caso da fria, é indicada após quedas, pancadas ou lesões nas articulações.

É nessa época fria do ano que as bolsas de água quente passam a ser as queridinhas das noites geladas! Elas auxiliam no aumento da temperatura corporal, quando utilizadas nas extremidades do corpo, diminuindo a sensação de frio e beneficiando a circulação do sangue naquele local.

Compressa fria:
A aplicação de compressas frias também pode ajudar a anestesiar a área e reduzir a atividade nervosa, facilitando a movimentação sem sentir dor excessiva. Mas normalmente, a compressa fria é mais recomendada logo após um lesão ou trauma na coluna.

Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite.

O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez. Ela sempre deve estar enrolada em uma fralda de pano ou em um tecido fino, para evitar queimaduras.

Antes da prática de exercícios físicos. A compressa morna pode ser aplicada nas costas, peito, joelhos ou em qualquer outra parte do corpo que necessite de um fluxo sanguíneo maior.

Para preparar, basta colocar duas colheres de sopa de sal em um copo com água morna, deixe dissolver e faça bochechos. Caso a dor esteja muito forte, apenas deixe a mistura no local.