Para que serve colocar os pés na água morna com sal?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Só de colocar os pés na água morna já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Quando o ingrediente é incorporado à água, há uma melhora da bioeletricidade do corpo. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse.

Para fazê-lo, basta diluir uma xícara de vinagre de maçã em água quente e desfrutar do seu escalda-pés por pelo menos entre 10 a 15 minutos por cerca de 2-3 vezes por semana. Apenas uma sessão não deve trazer ótimos resultados, porém o efeito cumulativo significa melhores unhas e pés mais saudáveis e macios.

Fazer um escalda-pés com óleos essenciais é muito simples: separe o óleo essencial de alecrim, hortelã, lavanda ou aquele da sua preferência, bolinhas de gude, sal grosso e uma bacia com água quente. Com a bacia cheia, coloque as bolinhas de gude e adicione duas gotas do óleo essencial.

Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo. Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica. Mas, lembre-se de enxugar bem os pés depois de fazer o escalda pés e não esqueça de colocar meias para manter os pés quentinhos.

Apesar de ser uma técnica muito benéfica, mulheres grávidas, hipertensos, pessoas com trombose ou que tenham câncer com metástase não podem fazer o escalda-pés.

A dica das especialistas é, ao sentir dor, colocar os pés em uma bacia com água quente porque isso causa uma dilatação dos vasos e relaxa a musculatura.

- A compressa quente é indicada também para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações – completou. Atletas costumam utilizar o tradicional 'banho de gelo'.

Algumas formas naturais de aliviar a dor nos pés são:

  1. Fazer um escalda pés. ...
  2. Deitar com os pés para cima. ...
  3. Massagear com óleos essenciais. ...
  4. Fazer um banho de contraste. ...
  5. Fazer movimentos com os pés. ...
  6. Rolar uma bolinha debaixo do ...
  7. Aplicar compressas frias.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Os principais sintomas da má circulação nos pés são:

  • coceira nos pés e tornozelos.
  • manchas vermelhas.
  • pés e tornozelos inchados.
  • sensação de formigamento ou dormência.
  • cor azulada nas regiões com má circulação.
  • dores e cãibras.
  • aparecimento de varizes.

Confira, a seguir, os principais sintomas!

  1. Dores nas pernas. As dores nos membros inferiores são os primeiros indícios de má circulação. ...
  2. Alterações de cor da pele. Pessoas que apresentam problemas de circulação também sofrem com alterações de cor nas pernas. ...
  3. Sensação de formigamento. ...
  4. Cansaço e peso nas pernas. ...
  5. Inchaço.

O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.

PÉS INCHADOS: O QUE PODE SER?

  1. Ingerir bastante líquido;
  2. Manter uma dieta rica em alimentos diuréticos (como alface, pepino, tomate, melancia, melão, abacaxi) e pobre em sódio (industrializados e sal em excesso);
  3. Praticar atividades físicas regularmente;
  4. Realizar drenagem linfática sempre que possível.

Fazer o escalda pé relaxante é bastante fácil, basta que: Coloque numa bacia um pouco de água morna e acrescente 2 colheres de sal de cozinha; Deixe os pés de molho por 15 a 20 minutos; Seque bem os pés e passe um pouquinho de óleo de amêndoas nas mãos, espalhando bem em todo .

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses.

O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo.

Em uma tina ou bacia, coloque 2 litros de água e um punhado de sal grosso. Adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de alecrim. Deixe os pés mergulhados por dez minutos. Xô, dores e inchaço!

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que evitam impacto, como pilates, hidroginástica, natação, priorizando o alongamento dos músculos envolvidos. Exercícios simples podem ajudar no treino da musculatura dos pés e podem ser feitos em casa.