Para que serve colocar folha de louro no arroz?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Truque antigo da vovó, colocar folhas de louro dentro dos recipientes de mantimentos como arroz, feijão, trigo, além de outros grãos e cereais, pode ser uma medida eficiente. Sabe para quê? Para evira o aparecimento daqueles insetos pretinhos, que são conhecidos como carunchos ou gorgulhos.

Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar a folha de louro às receitas - principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.

O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

É ideal para ser utilizada em cozimentos lentos, para liberar o seu sabor. Quanto mais demorar, melhor. Você pode adicionar louro em cozidos, assados, sopas, marinadas e molhos de macarrão. O louro também dá um sabor ótimo em molhos brancos e de queijo.

Além de ter um efeito calmante, o chá de louro é praticamente um diurético natural. Beber de 2 a 3 xícaras por dia da substância ajuda a diminuir a retenção de sódio e líquidos do organismo e evitar problemas como insuficiência renal e hipertensão. A bebida também alivia as dores da cólica e inflamações em geral.

O louro atrai riqueza, afasta negatividade, elimina energias densas de origem espiritual, cria um campo energético espiritual, traz a força da energia divina para purificar os campos de energia e os ambientes em geral.

As folhas de louro melhoram a função da insulina, hormônio responsável por fazer com que as glicose entre nas células do corpo para fornecer energia, regulando o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes.

Essa erva é bastante conhecida por deixar o feijão ou a feijoada muito mais saborosos. Mas o louro pode ser também um grande aliado da saúde, auxiliando na digestão dos alimentos e amenizando as cólicas intestinais.

Para queimar as folhas corretamente e usufruir de seus benefícios, é preciso colocar a folha seca em um cinzeiro, queimá-la com fósforo ou isqueiro e sair do ambiente por alguns minutos, fechando a porta, se possível.

Este pequeno ritual se refere a um novo começo cheio de sucesso e prosperidade. Nos dias seguintes, você pode usar uma folha de louro em qualquer sapato que usar, mas lembre-se de não quebrar o ciclo de uso dessa folha.

As folhas de louro secas têm um aroma delicado e quente, muito menos amargas do que quando estão frescas. O seu aroma é muitas vezes comparado ao orégão e ao tomilho, e o seu sabor aromático e ligeiramente medicinal combina particularmente bem com especiarias quentes como a noz-moscada e os flocos de malagueta.

CHÁ BOM PARA DIABETES
O chá de louro também pode ser um benefício para quem tem diabetes. Isso porque o louro estimula o trabalho da insulina, o que ajuda a regular o trabalho o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes tipo 2.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro? Conforme a nutricionista, sim. Ela explica que na Amazônia brasileira prepara-se a decocção das folhas como anti-hipertensivo, devido ao efeito diurético que a planta tem.

Não problemas que tome o chá, contato que de forma controlada, não abusiva. Importante ainda, que verifique se os seus níveis de pressão continuam controlados.

Essa mistura é um remédio natural, que auxilia na circulação das pernas, por essa razão é excelente no tratamento de varizes. Além disso, a mistura ajuda a aliviar dores de ouvido, reduz enxaqueca e dores de barriga.