Para que serve citrato de clomifeno para homens?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O citrato de clomifeno, que estimula a secreção das gonadotrofinas, também é usado para tratamento de infertilidade em homens e mulheres. O paciente se tornou fértil após tratamento da disfunção endócrina, da suspensão do antidepressivo e pelo uso de clomifeno.

Ao prevenir os efeitos inibitórios do estrogênio na produção de gonadotrofinas, o clomifeno estimula a secreção do LH e do hormônio folículo-estimulante, que podem estimular as funções espermatogênicas e esteroidogênicas dos testículos. O Clomifeno é usado “off label” em homens com hipogonadismo.

O Citrato de Clomifeno geralmente é bem tolerado. Efeitos colaterais mais frequentes são: turvação visual, sensibilidade à luz e náuseas e, comumente, os efeitos colaterais não duram após a suspensão da medicação.

Efeitos colaterais: O uso inadequado de clomifeno pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo dor abdominal, náusea, vômito, dor de cabeça, tontura, alterações de humor e ondas de calor.

A quase totalidade de medicamentos utilizados para recuperar o eixo hormonal masculino é off label. Os mais conhecidos são os da classe do clomifeno, tamoxifeno. Mas os recombinantes e mais modernos são da classe de gonadotrofinas: como o ovidrel e gonal.

CONCLUSÃO: O Citrato de Clomifeno CC melhora a testosterona e pode melhorar parâmetros seminais, embora uma pequena percentagem de homens não podem demonstrar a melhoria nos níveis de testosterona.

Existem alimentos que aumentam a testosterona?

  1. Carnes magras. A carne magra (como frango e porco) é uma boa fonte de proteína e zinco, nutrientes que ajudam a otimizar a produção de testosterona. ...
  2. Brócolis, repolho e couve-de-bruxelas. ...
  3. Ovos. ...
  4. Salmão. ...
  5. Ostras. ...
  6. Alho.

Destaque-se que o uso da medicação não deve ultrapassar a dose e duração de 100 mg/dia por cinco dias.

Neste cenário, a utilização do clomifeno pode ser uma excelente opção para normalização da testosterona, pois não gera tais efeitos colaterais. Esse remédio age através de estímulos ao hipotálamo e à hipófise que tendem a aumentar a própria produção hormonal do paciente.

O tratamento com CLOMID é contraindicado em pacientes com doença no fígado ou histórico de disfunção hepática (fígado), em pacientes com tumores hormônio-dependentes ou em pacientes com metrorragia anormal (sangramento uterino) de origem indeterminada, cisto no ovário, exceto ovário policístico, uma vez que pode ...

Como o clomifeno age? O clomifeno é uma droga tomada por via oral que age ocupando os receptores do estrogênio no sistema nervoso central. Ela não exerce plenamente a função dos estrogênios e ainda o impede de se ligar aos seus receptores.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% das pacientes que utilizam este medicamento): sintomas visuais, desconforto abdominal, náuseas e vômitos, dor de cabeça, sangramento uterino anormal, dor para urinar.

O isómero cis, ZUC, tem uma meia-vida longa, de 30 dias e pode funcionar como um agonista de estrogênio em altas concentrações.

O citrato de clomifeno é facilmente comprado nas farmácias sem receita médica.

A dose recomendada para o primeiro ciclo do tratamento é de 50 mg (1 comprimido) ao dia durante 5 dias. Em pacientes amenorréicas o tratamento pode ser iniciado em qualquer período do ciclo menstrual.

Serophene 50mg, caixa com 30 comprimidos.