Para que serve cetoprofeno dor de garganta?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

É utilizado no tratamento de inflamações no ouvido, nariz e garganta – como otite, sinusite, faringite, larangite e amidgalite. Daí porque às vezes é empregado em casos de gripe. Também atua no controle de sintomas das doenças reumatológicas, das lesões ortopédicas e do pós-operatório.

Os remédios que podem ser indicados para garganta inflamada são:

  1. Paracetamol. ...
  2. Dipirona. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico. ...
  5. Naproxeno. ...
  6. Nimesulida. ...
  7. Cloridrato de benzidamina.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Todos tem a mesma eficácia. Quando prescrito os médicos escolhem a medicação com menor efeito colateral de acordo com as comorbidades que o paciente tem.

CONCLUSÕES: A eficácia de cetoprofeno administrado por via oral no alívio da dor moderada a grave e melhorar o estado funcional e condição geral foi significativamente melhor do que a de ibuprofeno e / ou diclofenac.

O cetoprofeno e o ibuprofeno têm efeitos semelhantes, pois ambos são medicamentos analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. Entretanto, são substâncias diferentes, o que significa que têm dosagens e modos de usar diferentes.

O cetoprofeno IV é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos (doenças que podem afetar músculos, articulações e esqueleto), traumatismos (lesão interna ou externa resultante de um agente externo) e de dores em ...

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.

Causa da amigdalite bacteriana
Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Inflamação e infecção na garganta
Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está 'agredindo' a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

A dor de garganta, também chamada de odinofagia, é a dor resultante da inflamação das amígdalas (tonsilite) ou da faringe (faringite). Esta situação pode ocorrer por causas diversas, dentre elas a alérgica, a viral, a bacteriana e a traumática. Normalmente a inflamação não se limita às tonsilas (amígdalas).

O efeito do medicamento costuma demorar entre um e duas horas após sua ingestão.

Pode sim, não tem problema tomar as duas medicações juntas, desde que respeite o horário prescrito na receita médica (ex: AMOXICILINA 01 comprimido a cada 8 horas) e sempre tome após alguma refeição.