Para que serve ceftriaxona 2g?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A Ceftriaxona injetável é indicada no combate de infecções provocadas por microrganismos gram-positivos e gram-negativos susceptíveis, como infecções urinárias, respiratórias, abdominais, da pele e tecidos moles, dos ossos ou articulações, renais e do trato urinário, faringites, otite média e amigdalites, sinusites e ...

A dose usual para adultos é de 1 a 2 g, sendo permitido até 4 g. Para crianças de 15 dias a 12 anos, 20 a 80 mg/kg2.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Indicações. Na prática clínica, assim como as outras cefalosporinas de 3ª geração, a ceftriaxona é indicada para tratar infecções graves causadas por espécies de Klebsiella, Enterobacter, Proteus, Providencia, Serratia e Haemophilus.

As reações adversas mais frequentemente reportadas para ceftriaxona são eosinofilia (aumento de um tipo de glóbulos brancos que geralmente indicam alergia ou infestação por vermes), leucopenia (redução de glóbulos brancos), trombocitopenia (redução das plaquetas, elemento do sangue que participa da coagulação), ...

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Para infusão intravenosa, 2 g de ceftriaxona dissódica são dissolvidas em 40 mL das seguintes soluções que não contenham cálcio; cloreto de sódio 0,9%, cloreto de sódio 0,45% + dextrose 5%, dextrose 10%, dextram 6% em dextrose 5%, infusão de amino-hidroxi-etil 6-10%, água estéril para injeção.

Foi publicada na data de hoje, 31/08/2022, a Resolução RE nº 2.855/2022 que determina a suspensão da comercialização, distribuição e uso de ceftriaxona da empresa Eurofarma Laboratórios S.A. Os produtos serão recolhidos de forma voluntária pelo fabricante em razão de suspeita de contaminação microbiológica.

Ceftriaxona na pneumonia comunitária
A duração de tratamento variou de uma a três semanas.

Preço: R$ 22,60 à vista.

Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.