Para que serve cefalexina serve para garganta?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Cefalexina serve para garganta inflamada? Dependendo do caso, sim. Uma das indicações de uso da cefalexina é no tratamento de determinadas infecções do trato respiratório, sendo geralmente eficaz na erradicação de bactérias do gênero estreptococos na nasofaringe (passagem entre o nariz e a garganta).

A cefalexina também é muito utilizada para tratar faringites e amigdalites. A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias.

Veja os principais antibióticos usados no tratamento das infecções bacterianas:

  • amoxicilina;
  • azitromicina;
  • eritromicina;
  • clindamicina;
  • cefalexina.

Esses remédios, conforme o otorrinolaringologista, são indicados quando o médico, após atendimento e exame físico, constata a presença de uma infecção bacteriana. Logo, só é necessário se a origem da dor for uma bactéria, mas na maioria dos casos a dor de garganta é causada por vírus.

Portanto, nestes casos indica-se o uso de antibiótico profilático. Sendo assim, a cefalexina é uma escolha para pacientes alérgicos a amoxicilina.

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:

  1. Calor (aquecimento).
  2. Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
  3. Edema (inchaço).
  4. Hiperestesia (dor ao toque).
  5. Perda de função.

Com isso, podemos entender que infecção é a doença ou conjunto de danos causados pela presença de um microrganismo invasor em nosso corpo. Já inflamação é o nome dado ao processo iniciado pelo sistema imunológico para combater qualquer corpo invasor, seja ele vivou ou não, e reparar os problemas causados por ele.

O que causa garganta inflamada? A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.

Cefalexina serve para garganta inflamada? Dependendo do caso, sim. Uma das indicações de uso da cefalexina é no tratamento de determinadas infecções do trato respiratório, sendo geralmente eficaz na erradicação de bactérias do gênero estreptococos na nasofaringe (passagem entre o nariz e a garganta).

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Gargarejo com água morna e sal
Um método simples para aliviar o desconforto e que ajuda a soltar o catarro da garganta é fazer gargarejos com água morna e sal. A recomendação mais comum é misturar uma colher de sopa de sal marinho em 100 ml de água morna, mexendo bem a solução preparada.

Para aliviar a garganta irritada...

  • Beba muitos líquidos. Parece um conselho relativamente trivial, mas a verdade é que a desidratação é uma das causas mais comuns da garganta irritada. ...
  • Aposte nas pastilhas e rebuçados. ...
  • Experimente própolis. ...
  • Previna o refluxo. ...
  • Proteja a sua voz.

A cefalexina é indicada para o tratamento das seguintes infecções quando causadas por cepas sensíveis dos seguintes microrganismos: Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina). Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S.

Quanto tempo leva para fazer efeito? De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites (inflamação da mucosa da bexiga) não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.