Para que serve Cédula de Crédito Bancário?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Art. 1o A Cédula de Crédito Bancário é título de crédito emitido, por pessoa física ou jurídica, em favor de instituição financeira ou de entidade a esta equiparada, representando promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito, de qualquer modalidade.

A garantia da Cédula de Crédito Bancário poderá ser uma fiança ou bens patrimoniais de qualquer espécie, cuja titularidade pertença ao eminente. A constituição da garantia poderá ser especificada no próprio documento ou de forma separada.

É importante lembrar que, uma vez que o investimento é feito, o dinheiro fica bloqueado até o vencimento do título. Algo a se atentar é o fato de que a CCB oferece um nível médio de risco, porque não é protegida pelo FGC, mas pode estar lastreada em garantias reais, como veículos ou imóveis.

– Altos retornos: A cédula de crédito bancário possui taxas muito atrativas dentro da renda fixa variando em média de 4 a 6 pontos percentuais acima da Selic, por exemplo, com a Selic a 6% ao ano, conseguimos encontrar CCBs com taxa de 12% a 14% se tratando de pré-fixados e 160% do CDI para pós fixados.

Cédulas e Notas de Créditos

  • Cédula de Crédito Imobiliário – CCI (Lei 10.931) ...
  • Cédula de Crédito Bancário – CCB (Lei 10.931) ...
  • Cédula e Nota de Crédito à Exportação (Lei 6313) ...
  • Cédula de Crédito Industrial (Decreto-lei 413) ...
  • Nota de Crédito Industrial (Decreto-lei 413) ...
  • Certificados de Depósito Bancário (Lei 4728)

Com isso em mente, a cédula de crédito bancário oferece maior segurança jurídica ao credor em comparação com o contrato, uma vez que ela diminui a burocracia exigida para assegurar o devido retorno dos recursos emprestados ao banco.

A emissão de Cédula de Crédito Bancário geralmente é emitida com garantia (real ou pessoal) em favor de quem a emitiu e essas garantias, denominadas de penhor, serão registradas em Cartório de Títulos e Documentos em casos que a Lei exige (Art. 127, II, da Lei Federal 6.015/73).

Caso não seja paga, será cobrada por meio de Ação de Execução, pois a Cédula de Crédito Bancário é título executivo extrajudicial e representa dívida em dinheiro, certa, líquida e exigível, seja pela soma nela indicada, seja pelo saldo devedor demonstrado em planilha de cálculo, ou nos extratos da conta corrente, ...

As cédulas devem conter:

  1. 1 – Assinaturas. A cédula deverá estar assinada pelo emitente e proprietário do imóvel, não havendo necessidade da assinatura do credor. ...
  2. 2 – Anuência de cônjuge. É necessária somente se a garantia for bem imóvel. ...
  3. 3 – Valor do crédito. Deve ser fixado em moeda nacional.

A fibra mais curta do algodão é chamada de linter. Ela é o principal material da segunda camada do papel. É nela que são aplicadas as medidas de segurança das cédulas — pra dificultar o máximo possível a falsificação.

Violinos, trompas, trompetes e demais instrumentos sinfônicos são proibidos para as mulheres. Às mulheres, são destinados os cargos de organistas, apenas. Isso causa muita angústia para as musicistas das Igrejas da CCB.

Ela pode ser fixada em um percentual mensal ou seguir algum índice como a taxa Selic, o CDI, a inflação ou outro. Por isso, é indicada para pessoas com perfil de investimento conservador. A renda fixa possui risco como qualquer modalidade de investimento.

cinco anos

Cédula de crédito como promessa de pagamento em dinheiro
Nesse contexto, a pretensão de sua cobrança prescreve em cinco anos, nos termos do artigo 206, parágrafo 5º, inciso I, do Código Civil", declarou o relator ao negar provimento ao recurso.

Diferenças entre o CDB e o CCB
A primeira diferença entre os dois papéis está relacionada às garantias. Enquanto o CDB possui garantia do Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, o CCB possui garantias vinculadas à operação de crédito. Segundo a Lei 10.931, o CCB é obrigado a oferecer garantias reais ao investidor.

Para inserir a CCB, acesse o item “Bens e Direitos” e selecione a opção “Novo” para um novo lançamento. Com o código 45, aplicável a investimentos de renda fixa, registre o tipo de lançamento que deseja demonstrar.

Um excelente motivo para compor um título de CCB em sua carteira é a diversificação proporcionada pelo segmento Real Estate. Saiba que investir em CCB é investir na cesta de imóveis Select e ter seu dinheiro valorizado junto ao crescimento do mercado imobiliário.

A Cédula de Crédito Bancário (CCB) é um título que pode ser emitido por pessoa física ou jurídica e representa uma promessa de pagamento em favor de instituições financeiras, decorrente de operação de crédito.

Como funciona uma CCB? Na prática, a CCB é um documento que formaliza e atesta que um empréstimo de recursos feito por um banco ou outra entidade financeira, como uma factoring, será devidamente pago.

Taxa de Registro O custo mínimo por operação é de R$8,14.

Cancela-se a inscrição mediante a averbação, no livro próprio: a - da prova da quitação da cédula, lançada no próprio título ou passada em documento em separado com força probante; b - da ordem judicial competente.