Para que serve Canderm Metronidazol 250mg?

Perguntado por: aparaiso2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Este medicamento está indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia), amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas), tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas), vaginites (inflamação na vagina) por ...

O metronidazol é um medicamento antimicrobiano que funciona contra certas doenças causadas por bactérias ou protozoários.

Desconhecida: dor epigástrica (dor de estômago), náusea, vômito, diarreia, mucosite oral (inflamação dos tecidos moles da boca), alterações no paladar (incluindo gosto metálico), anorexia (redução ou perda do apetite), casos reversíveis de pancreatite (inflamação no pâncreas), descoloração da língua/sensação de língua ...

Metronidazol comprimido começa a fazer efeito 1 hora após a ingestão (80% do medicamento).

7 dias

A dose recomendada é de 50 mg de metronidazol por kg de peso corporal (um comprimido de 250 mg/5 kg de peso corporal) por dia, durante 5 – 7 dias. A dose diária deve ser preferencialmente dividida em duas doses iguais para administração duas vezes por dia (isto é, 25 mg/kg de peso corporal duas vezes por dia).

Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais e manter o tratamento durante a menstruação(1,2).

O melhor e mais indicado é evitar relações sexuais durante o período do tratamento porque você vai estar mais sensível, o que pode causar desconforto durante o sexo.

Para o tratamento de Giardíase é recomendado tomar 250mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias. dias ou para Amebíase hepática a dose ideal é 500mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias. 400mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico sempre após as refeições.

Metronidazol é um medicamento anti-infeccioso indicado para o tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites e outras infecções.

Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.

400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições.

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum. Sintomas gastrointestinais costumam surgir em menos de 5% dos pacientes, uma taxa 50% mais baixa que nos comprimidos.

Adultos e crianças maiores de 12 anos: 400 mg (1 comprimido de Metronidazol 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico.

Modos de uso do medicamento metronidazol
2 g, em dose única; ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias; ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O esquema a ser utilizado deve ser individualizado.