Para que serve café com canela?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Enquanto o café contribui para o nosso metabolismo e fortalece nossa memória, a canela diminui nossa pressão arterial e reduz o acúmulo de gordura. Além de ser uma dupla muito saborosa, a canela deixa o café mais especial, transformando a mistura em uma bebida poderosa para nossa saúde.

Café com canela emagrece? O café com canela é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Isso acontece porque a canela tem efeitos termogênicos, produzindo mais calor que o natural e queimando gorduras do organismo em troca de mais energia.

É que a especiaria é rica em flavonoides, como eugenol, hesperidina e linaool, e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, entre os benefícios da canela, está a ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Para quem o consumo de canela é contraindicado? Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Um estudo realizado pela organização médica internacional The Endocrine Society aponta que a canela pode melhorar o controle de açúcar no sangue de pessoas com pré-diabetes, além de retardar a progressão para a doença do tipo 2.

A canela tem efeito termogênico e, por isso, acredita-se no seu potencial de aumentar o metabolismo, o que poderia gerar a perda de peso. Mas, esse aumento é muito sutil e não é suficiente para o emagrecimento. Contudo, a mistura é sim saudável e pode atuar como um chá com propriedades fitoterápicas.

Existem, sim, algumas contraindicações para o consumo da canela. Em altas doses, pode até ser tóxica para o fígado — desse modo, pessoas com doenças hepáticas devem consultar um nutricionista antes de fazer a bebida. Há poucas pesquisas sobre a ingestão de canela na gravidez, mas especialistas recomendam não exagerar.

A canela não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, Essa especiaria também é contraindicada para pessoas com úlceras ou que possuem doenças graves do fígado. No caso de bebês e crianças, é importante ter cuidado principalmente se houver histórico familiar de alergia, asma ou eczema.

- Ingerir uma colher de canela depois do jantar ou tomar 1 copo de leite morno com canela antes de ir dormir. O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez.

Qual é o melhor horário para tomar chá de canela? Por ser uma bebida estimulante, o chá de canela deve ser consumido pela manhã ou no início da tarde, principalmente após as refeições.

É possível aproveitar as propriedades da canela usando-a como substituto do açúcar no café, já que possui sabor levemente adocicado. Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por 10 a 15 minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.

Apesar de termogênica e provocar aceleração no metabolismo, a canela, mesmo sendo estimulante, sai na frente em comparação com outras bebidas energéticas e café, por exemplo, por não comprometer a saúde do coração.

Pode causar danos ao fígado: a canela contém grandes quantidades de cumarina. Estudos demonstraram que comer muita cumarina pode aumentar o risco de danos no fígado.

O consumo regular tanto de café quando de chá verde/preto ajuda a insulina produzida pelo pâncreas a funcionar melhor e isto leva à redução dos níveis de glicemia após as refeições e à prevenção do diabetes.

O chá verde também possui catequinas, que ajudam a diminuir a absorção de gordura e a acelerar a queima de gordura. Portanto, o consumo frequente do chá verde pode ajudar a emagrecer 1kg por dia.

Uma revisão de estudos feita em 2021 concluiu que o consumo frequente de canela foi relacionado a menores taxas de colesterol LDL (o chamado colesterol ruim) no sangue em pacientes com diabetes, síndrome metabólica e esteatose hepática (gordura no fígado).

7 truques para secar a barriga

  1. 7 truques para secar a barriga. Opte por pequenas refeições. ...
  2. Opte por pequenas refeições. ...
  3. Elimine gorduras e doces. ...
  4. Beba bastante água. ...
  5. Foque nas fibras. ...
  6. Use a abuse das proteínas. ...
  7. Leve de marmita. ...
  8. Limão em jejum.

Além de a especiaria asiática ser termogênica e conter propriedades diuréticas, foi comprovado que ela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura. A turma da água com limão em jejum anda dividida.