Para que serve cada tipo de óleo de unção?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34). Unguento fúnebre: Este unguento era utilizado na preparação do corpo para o sepultamento, como parte de um processo de embalsamamento: (Mt 26.12; Lc 23.55-56).

Esse é um óleo usado para a renovação espiritual e também para a prosperidade, trazendo a presença do Espírito Santo. É citado em João 12:3 NVI, quando Maria derrama nardo sobre os pés de Jesus, e em Marcos 14:3 NVI, quando Jesus da um frasco com óleo a uma mulher para que ela curasse um leproso.

O óleo de Nardo é usado como um perfume, um incenso, um sedativo, e como a medicina herbária disse para lutar contra a insónia, dificuldades de nascimento e outras doenças menores. O óleo era conhecido nos tempos antigos e fazia parte da tradição herbácea ayurvédica da Índia.

A palavra nardo também ser sinônimo de perfume, porque o óleo aromático é usado para fazer perfumes. O bálsamo de nardo também tem várias propriedades medicinais, usado no tratamento da pele (possui propriedades anti-inflamatórias, fungicidas e bactericidas), para tratar dor de angina, varizes ou hemorroidas.

Pinho: O óleo essencial da libertação.

Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.

O óleo absoluto de acácia mimosa é extraído via solvente das flores da planta e apresenta-se como um líquido de maior viscosidade, característico dos óleos absolutos. Muito apreciado na alta perfumaria, é utilizado para agregar suavidade a notas “ásperas” e compor perfumes florais ou frutais.

Como a mirra, o óleo de canela era o principal ingrediente do óleo da unção sagrada e era usado para limpar o ar, matar mofo e agir como um medicamento natural. Em Provérbios 7:17, Salomão usa esse óleo aromático no quarto e como perfume ou colônia natural.

A mirra é uma planta medicinal com características anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-sépticas, anestésica e adstringente.

O Óleo de Mirra repair possui exclusiva fórmula pro repair, que torna os cabelos profundamente emolientes, com intensa recuperação dos fios ressecados. Além de ser usado em diversos processos como potencializador de tratamentos, torna os fios mais resistentes e saudáveis.

Óleo essencial de canela
Promove a abundância financeira. Ele ajuda a trazer mais coragem e segurança para enfrentar obstáculos e desafios, afinal, não há realização de sonhos sem ação!

Os mais conhecidos são a mirra e o incenso que os Três Reis Magos oferecem ao bebê que acaba de nascer em Belém; ou o nardo que uma mulher usa para perfumar a cabeça e os pés de Jesus de Nazaré.

O nardo puro no vaso de alabastro
O nardo era um perfume raro feito de raízes de uma planta nativa do Himalaia. Nos tempos bíblicos ele era importado justamente em frascos selados de alabastro. Esses pequenos vasos de alabastros eram abertos apenas em ocasiões muito especiais.

Ótimo diurético e excelente detox para o corpo. Nos cabelos e na pele trata eczema, acne e psoríase, promovendo o crescimento de células saudáveis. O Óleo Essencial de Artemísia Vulgaris tem seu nome inspirado na deusa Artêmis (Diana entre os Romanos), a deusa da caça, a protetora das virgens.

Quando a moça era pedida em casamento, deveria quebrar o vaso aos pés do noivo, com isso ela honrava seu futuro marido. Entre os perfumes mais preciosos estava o Nardo, proveniente de Tarso, na Cilicia.

Tenha fé e liberte-se das más energias que podem nos prender. Eu peço ao Arcanjo Miguel que me ajude a romper acordos e coisas dos quais quero me libertar para alcançar a sabedoria espiritual e poder mais sublimes. Invoco a poderosa presença para que ele me dê sabedoria, discernimento e intenção amorosa.

Havia três tipos de unção no A.T.: a comum, a medicinal e a sagrada.

  1. Unção comum: Com óleos aromáticos (Rt 3:3; Sl 104:15; Pv. 27:9). ...
  2. Unção médica: – não necessariamente com azeite – era costumeira para enfermos e feridos (Is. 1:6; Lc. ...
  3. Unção Sagrada: O propósito era dedicar a Deus algum objeto ou pessoa.

Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento. Mas a unção também era feita por motivos sagrados.

Os óleos essenciais sagrados da Bíblia

  • Jatamansi ou Nardo: Nardostachsys jatamansi.
  • Mirra: Commiphora myrrha.
  • Olíbano: Boswellia carterii.

As 981 espécies deste agrupamento taxonómico das Acacia da Australásia parte de um género Acacia s.l. da subfamília Mimosoideae da família Fabaceae, é monofilético.