Para que serve cabo flexível 1 5mm?

Perguntado por: zaguiar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Recomendado para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em prédios residenciais, comerciais, subestações transformadoras e em redes subterrâneas que exijam cabos com maior flexibilidade.

De acordo com a norma técnica NBR 5410, os cabos utilizados em tomadas de uso geral devem ter uma seção mínima de 2,5mm, enquanto a seção mínima para circuitos de iluminação é de 1,5mm.

São indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, painéis de comando, sinalização e nas instalações elétricas de automóveis e veículos motorizados, embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas. Cabo certificado pelo Inmetro.

Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A. Quando for escolher os cabos elétricos, não se esqueça que a distância máxima também interfere na capacidade.

– Fio sólido
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.

Diferença entre o fio rígido e o cabo flexível
O flexível possui mais de um fio de cobre, já o rígido apenas um, o que dificulta nas emendas. Lembrando que não é apenas o tipo de fio e sim a qualidade dele e da sua instalação também.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Fio sólido
Este tipo de fio é aplicado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais. As aplicações industriais deste fio são mais restritas e não muito usuais, se limitando a aplicações em que não é necessária a flexibilidade do fio.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica. Atenção!

Geralmente, as bitolas mais comuns para instalações simples são:

  • Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²;
  • Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²;
  • Chuveiros: bitolas de 4mm²;
  • Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

São indicados para instalações internas fixas, industriais, comerciais e residenciais de luz e força, painéis de comando, sinalização e nas instalações elétricas de automóveis e veículos motorizados, embutidos em eletrodutos, bandejas ou canaletas.

Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.

1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente
É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.