Para que serve batata de Tiu?

Perguntado por: sribeiro3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Algodãozinho-do-campo, batata-de-teiú e lírio-do-brejo são plantas rizomatosas com potencial para a obtenção de amido e farinha.

A batata yacon é um tubérculo considerado atualmente como um alimento funcional, por ser rico em fibras solúveis, principalmente inulina e frutooligossacarídeos, que proporcionam um efeito probiótico e, por isso, é uma boa opção para ajudar na regulação do intestino.

Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Batatas cozidas são o segredo
— Quando nós separamos as batatas cozidas das fritas ou do purê, percebemos que as primeiras não estão associadas ao risco de desenvolvimento de diabetes. Na verdade, elas não têm nenhum efeito sobre a doença — afirmou Pratik Pokharel, um dos pesquisadores do estudo.

A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose. A batata também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica e, portanto, auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras.

Um lagarto teiú hoje custa em torno de R$ 800,00 a R$ 1.200,00.

yacon

Conhecida como a batata do diabético, a yacon ajuda a controlar a doença. Isso só acontece por conta da inulina, fibra que não está presente nos outros tipos de batata e que atua na diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Batata com mais proteína e maior produtividade é desenvolvida na Índia. Batata tem até 60% a mais de proteína a cada grama e oferece aumento de 15% a 25% por hectareA variedade geneticamente modificada (GM) pode apresentar aproximadamente 10% da quantidade de proteína recomendada para consumo diário.

Além de melhorar o funcionamento do intestino, ajudam a proteger de infecções e modulam nosso sistema imunológico. Além dos FOS, outras vantagens nutricionais da batata yacon são seus baixos valor calórico e índice glicêmico, já que é rica em água (até 90% do peso) e fibras (FOS).

“A batata cozida é um dos melhores remédios para combater a acidez estomacal, pois ela contém propriedades capazes de alcalinizar o ph, aliviando os sintomas da azia, má digestão, gastrite e doenças estomacais em geral.

A batata baroa é bastante parecida com a batata inglesa, porém bem mais nutritiva. A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.

A batata inglesa traz benefícios cardiovasculares
Redução do colesterol: A presença de fibras e amido resistente ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue. Consequentemente os riscos de doenças cardíacas são menores.

Alimentos para diabéticos
Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Beterraba tem muito açúcar
Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.

Em áreas rurais, o teiú pode aparecer inclusive no quintal das casas. O teiú pode medir até 1,5 metro e é considerado comum no Brasil, ocorrendo em quase todo o País, com exceção da Floresta Amazônica. Distribui-se ainda por Argentina e Uruguai. Os teiús são onívoros.

A cabeça é comprida e pontiaguda, com mandíbulas fortes providas de pequenos dentes pontiagudos. Da boca salta uma língua cor-de-rosa, bem comprida e bifurcada. Tem uma cauda longa e arredondada. As escamas tem uma coloração geral negra, com manchas e faixas brancas sobre a cabeça e membros.