Para que serve arroz do campo?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Bot Planta herbácea ( Trachypogon polymorphus ) da família das gramíneas, nativa do Brasil, de folhas lanceoladas e flores vistosas; é usada como forrageira; capim-agreste.

Ela é usada para alívio de prisão de ventre e controle de diarreias. A resina glicosídica, que é o seu princípio ativo, é encontrada no tubérculo, e apresenta ação laxativa e purgativa, sendo objeto de pesquisas em diversas universidades tais como UFPI, UFPE e UFMG.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

regium, algodãozinho-do- campo, cujos órgãos subterrâneos são utilizados para o tratamento de infecções de feridas, inflamações vaginais, anti- inflamatórios, entre outros. É bastante difundido entre a população, usado em preparações como chás, infusões e garrafadas.

O polvilho do algodãozinho é colocado em garrafadas ou tomado puro com água. As folhas secas são usadas na forma de chá em infusão, para banhos locais. As flores são usadas para preparar sumo ou emplasto. O fruto é usado na forma de sumo (FARMACOPEIA POPULAR DO CERRADO, 2009).

Um composto natural isolado de uma planta originária da Mata Atlântica, popularmente conhecida como canela-seca ou canela-branca (Nectranda leucantha), pode resultar em novos medicamentos para o tratamento da leishmaniose visceral e da doença de Chagas.

A jalapa é naturalmente laxante e ajuda na digestão. Sendo assim, o chá pode auxiliar no trânsito intestinal e prevenir a constipação (prisão de ventre). Além disso, beneficia a perda de peso e combate a sensação de inchaço abdominal.

Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

A planta possui efeitos colaterais muito comuns como náuseas, dores espasmódicas e gastroenterite. Quando ingerida em grandes quantidades, o procedimento de esvaziamento gástrico por meio de soda nasogástrica em sifonagem, além do tratamento sintomático deverá ser feito.

O chá de canela auxilia na ansiedade, alivia o estresse e atua como relaxante para o organismo. Essa especiaria possui efeito anti-inflamatório que age no cérebro, aumentando os níveis dos neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e dopamina.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Também conhecida como mão de vaca, pata de boi e unha de boi, a planta medicinal é muito utilizada para complementação de tratamento medicamentoso do diabetes. De origem brasileira, paraguaia, argentina e uruguaia, a planta possui tronco espinhoso e flores grandes, normalmente de coloração branca ou avermelhada.

Para preparar o polvilho, a batata fresca do algodãozinho deve ser lavada, descascada e ralada. Em seguida, misturada à água e coada. Depois, esfrega-se a massa contra o pano, torcendo-o bem forte, para que o polvilho se solte. O coado deve ser colocado em repouso para que o polvilho se assente.

As folhas trituradas são utilizados como uma cataplasma. Na Nigéria se usa para tratar doenças como a úlcera e as febres. Os camponeses de assentamentos, entre os municípios de Jacobina e Várzea Nova (Bahia), usam o chá da erva para tratar o dengue, zika e chikungunya.

Previne a retenção de líquido
O chá de folha de algodão é uma bebida diurética que ajuda a evitar que o corpo retenha líquidos em excesso. Por isso, também evita a sensação de inchaço, ajuda a combater as celulites e pode contribuir para a perda de peso.

O algodoeiro é uma planta, conhecida cientificamente por Gossypium herbaceum, que tem propriedades antidepressivas, anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas e ação antimicrobiana. Assim, o Chá de Algodoeiro, é usado no alívio de dores, na cicatrização de feridas e no combate ao reumatismo.

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

O algodão-do-campo é um arbusto de aproximadamente 2 metros de altura, com raízes lenhosas, resistentes e bastante profundas. De ocorrência comum nas áreas de cerrado, caatinga e pantanal das regiões centro-oeste e nordeste do Brasil.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.