Para que serve Ambroxmel xarope?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Ambroxmel favorece a expectoração, ou seja, ajuda na eliminação do catarro das vias respiratórias, alivia a tosse, desobstrui os brônquios e, devido ao leve efeito anestésico local, alivia a irritação da garganta associada à tosse com catarro. O início de ação ocorre em até 2 horas após o uso.

Você não deve usar Ambroxmel® se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol (substância ativa) ou a outros componentes da fórmula e se tiver intolerância a frutose.

Reações comuns: disgeusia (alteração do paladar); hipoestesia da faringe (diminuição da sensibilidade da faringe); náusea (enjoo); hipoestesia oral (diminuição da sensibilidade da boca). Reações incomuns: vômitos; diarreia; dispepsia (indigestão); dor abdominal; boca seca.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Ambroxmel® pode ser ingerido com ou sem alimentos. XAROPE ADULTO: Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: 5 mL por via oral, 3 vezes ao dia. Este regime é adequado para o tratamento de doenças agudas do trato respiratório e para o tratamento inicial de condições crônicas até 14 dias.

Sua principal característica é a ausência de catarro, mas também podemos classificar os tipos de tosse seca de acordo com a duração do sintoma, da seguinte forma: até três semanas: tosse seca aguda; entre três e oito semanas: tosse seca subaguda; acima de oito semanas: tosse seca crônica.

Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: 5 mL por via oral, 3 vezes ao dia.

Via de regra, existem três tipos de xaropes para combater os sintomas indesejados da tosse: Xaropes Antinflamatórios ou antitussígenos: indicados para tosse seca. Xaropes Fluidificantes: indicados para tosse produtiva. Xaropes Expectorantes: indicados para tosse produtiva.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
A administração de ambroxol juntamente com antibióticos (amoxicilina, cefuroxima, eritromicina e doxiciclina) produz concentrações antibióticas mais elevadas no tecido pulmonar. Desconhecem-se interações prejudiciais de importância clínica com outras medicações.

Portanto, evite ingerir esses medicamentos durante o tratamento com bromoprida. Informe ao seu médico caso você tenha pressão alta e esteja sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase (tipo de medicamento antidepressivo), pois neste caso, a bromoprida deve ser usada com cuidado.

O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta.

Alguns xaropes contam também com sedativos para diminuir a tosse, mas essas substâncias podem agir no sistema nervoso central causando sonolência e distúrbios de atenção, aumentando os riscos de acidentes de trabalho ou de trânsito.

O ar seco, especialmente em ambientes fechados no período noturno, pode levar ao ressecamento da garganta e causar a tosse seca constante, que piora à noite.

A tosse alérgica é seca e persistente. Ela costuma irritar a garganta e ocorre várias vezes ao dia. Diferentemente da tosse de um resfriado, por exemplo, ela não tem muco ou outra secreção. Geralmente, ela piora durante a noite e pode até causar ânsia de vômito e falta de ar.

A tosse seca também faz parte do conjunto de sintomas que indica asma e bronquite. A primeira pode ser genética ou alérgica, ou causada por contato com mofo, poeira, poluição, fumaças e outros fatores.

O xarope de VICK 44E contém um antitussígeno que ajuda a controlar a tosse (bromidrato de dextrometorfano) e um expectorante (guaifenesina) que ajuda a expulsar o catarro.

3. Bronquite

  1. Catarro claro, cinza-amarelo, branco ou verde, com ou sem sangue;
  2. Tosse com catarro ou seca;
  3. Problemas para respirar;
  4. Chiado ao respirar;
  5. Desconforto no peito;
  6. Febre;
  7. Inchaço nas pernas;
  8. Falta de apetite.

Para evitar o excesso de muco nos pulmões, o médico aconselha ingerir bastante líquido para fluidificar o muco; fazer lavagem nasal nos casos de rinite e sinusite; fazer inalação com soro fisiológico quando se nota excesso de muco nas vias respiratórias; e evitar medicações que reduzam o reflexo da tosse quando esta é ...

Fórmula: 5 mL contêm 15 mg de cloridrato de ambroxol, equivalente a 13,7 mg de ambroxol. 1 mL contém 3 mg de cloridrato de ambroxol. Excipientes: metilparabeno, propilparabeno, álcool etílico, sacarose, metabissulfito de sódio, ácido cítrico, sorbitol 70%, essência de hortelã, essência de abacaxi e água purificada.

Kóide D® (maleato de dexclorfeniramina + betametasona) é indicado no tratamento adjuvante de doenças alérgicas do aparelho respiratório, como: asma brônquica grave e rinite alérgica; nas doenças alérgicas da pele, como: dermatite atópica (eczema), dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro, e nas ...