Para que serve álcool no umbigo?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O pediatra explica que o uso do álcool a 70% tem a função de evitar infecções, em regiões onde é difícil manter a higiene adequada. De acordo com médico, os bebês podem desenvolver infecções em torno do coto umbilical, principalmente em locais sem higiene precária.

Por muitos anos ouvimos a recomendação de limpar o umbigo do recém nascido com álcool 70° , porém, essa recomendação foi revisada recentemente, novas evidências mostraram que essa prática pode dificultar o processo de mumificação e demorar a queda do umbigo do Recém nascido.

Mergulhe um cotonete em álcool e esfregue suavemente no umbigo.

Até a cicatrização total, é comum e não precisamos preocupar se isso ocorrer em pequena quantidade. O objetivo do curativo é envolver esse coto em álcool 70% ou absoluto. O papel do álcool (além de ser antisséptico) é ressecar mais esse coto, acelerando o processo de queda.

Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal.

O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.

Pode sim usar cotonete algumas vezes; use água e sabonete e seque com secador morno sempre que puder.

Um umbigo profundo que não for limpo do jeito certo pode acumular sujeira, fiapos e oleosidade. Esses materiais podem endurecer com o tempo, formando uma massa escura. Nesse caso, procure um médico, que pode remover a bola com a técnica certa.

Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.

Este versículo em outras versões da Bíblia
4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para tua purificação, nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas.

O hábito tem origem antiga e é praticado por mulheres para fechar o corpo de energias externas, assim, trazendo proteção. Jade Picon virou assunto nas redes sociais após aparecer usando um esparadrapo tampando o umbigo. Questionada por outros brothers, ela explicou que a medida é uma proteção contra energia negativa.

Além de ser o canal de conexão de um ser humano com o outro, o umbigo tem função relevante dentro da espiritualidade, pois a região do plexo solar, onde se encontra o chakra umbilical, é responsável pela geração de ectoplasma.

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver infecções — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.

"O revestimento interno da cavidade abdominal na altura do seu umbigo é chamada de peritônio parietal. Essa estrutura é delicadamente sensível e suas fibras sensoriais nervosas transmitem informações para a medula espinhal no mesmo nível que os nervos que transmitem sensações da sua bexiga e uretra."

Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto. Primeiramente, devem-se lavar sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Orientar passar o cotonete embebido com álcool absoluto na base do coto para limpar a região, observando a presença de secreção, odor fétido e hiperemia no local.

Cutucar o umbigo
Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.