Para que serve água oxigenada 10v nos dentes?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Além de tudo, o uso da água oxigenada 10 volumes na tentativa caseira de branqueamento dental pode resultar em dentes mais manchados e de aparência ainda mais desagradável. Ou seja, um efeito reverso. Contudo, o bochecho não é 100% vilão neste processo, e pode ser feito, mas somente em casos muito específicos.

O produto aumentará o pH da boca, fazendo com que a saliva fique mais ácida. Isso resulta no surgimento de feridas e na sensibilidade dentária. Por isso, nada de usar água oxigenada na boca para clarear os dentes.

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida. Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.

Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.

“Tratamento para remoção de tártaro 'caseiro' não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes.

O bochecho com água oxigenada de 10 volumes tem boa indicação em casos bem específicos, como inflamação nas gengivas, por exemplo, visto que com liberação do oxigênio as bactérias anaeróbicas não sobrevivem, e essas são as mais presentes em casos de periodontites (infecção dos tecidos que ficam em torno dos dentes).

Pode usar água oxigenada para bochecho? Não é indicado utilizar água oxigenada para bochechos, visto que é um produto que pode ser cancerígeno se utilizado continuamente.

Muitos dizem que essa espuma indicava a presença de infecção. Mas será que é isso mesmo? Bom, na realidade essa efervescência observada se trata da decomposição da água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio.

De acordo com a especialista, este tipo de bochecho pode ser recomendado e até mesmo benéfico em algumas situações dentro do dia a dia no consultório, sendo que a prática normalmente está relacionada à problemas periodontais, ou seja, inflamações e infecções no tecido gengival.

A Água Oxigenada 10v Ever Care 500ml pode ser utilizada para limpar e higienizar ferimentos ou pode ser diluída em água filtrada ou fervida para gargarejos ou bochechos.

Durante a higienização do vaso sanitário, despeje um pouco da água oxigenada diluída com bicarbonato em cima e em volta do objeto. Esfregue bem com uma escova ou esponja, como você costuma fazer no dia a dia e enxágue. O produto ajudará a eliminar todas as bactérias do vaso e deixá-lo totalmente limpo e desinfectado.

Colocar a pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes por 2 minutos. Ao final, enxaguar a boca com água.

Use o fio dental
A escova é muito eficaz para limpeza de dente; no entanto, existem alguns cantinhos que ela não consegue alcançar. Os resíduos também se acumulam ali, e, para fazer a retirada deles, é preciso usar o fio dental.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

A substância pode ser prejudicial à saúde dentária
O problema acontece quando uma pessoa passa a escovar os dentes, frequentemente, com o produto. Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

Água oxigenada pode ser utilizada para clarear os dentes
No entanto, o produto encontrado em farmácia apresenta uma concentração muito baixa da tal substância, não sendo efetiva no tratamento. Para que o produto surtisse efeitos de clareamento, deveria ter uma concentração de peróxido de hidrogênio muito maior.

Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.