Para que serve água boricada nos olhos?

Perguntado por: smoreira3 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A Água Boricada 3% Needs pode ser utilizada para diversas finalidades entre irritações da pele e dos olhos, inflamações e outros casos específicos: Infecção do canal auditivo externo. Inflamação dos olhos. Irritação da pele.

Com os olhos fechados, passe um algodão em disco molhado sobre as pálpebras e pestanas, sem pressionar, com movimentos de cima para baixo e do canto interno para o externo. Use um algodão novo para cada olho. Por fim, enxague o rosto e limpe com uma toalha macia, secando o rosto com movimentos suaves.

Água boricada não deve ser usada
Muita gente a utiliza para tratar inflamações oculares, como conjuntivite, mas os médicos dizem que não é seguro, pois o produto contém ácido bórico, que em pessoas mais sensíveis pode provocar reações alérgicas e queimaduras.

Bem conhecido dos brasileiros, o Colírio Moura Brasil é indicado para tratar irritações nos olhos causadas por contato com vento, poeira, calor, fumaça, gases irritantes, luz e também corpos estranhos.

faça a limpeza dos olhos com soro fisiológico ou chá de camomila frio. Utilize compressas ou gaze esterilizada; para não obstruir o canal lacrimal, passe a compressa no sentido do canto do olho para fora; use uma compressa para cada olho.

Faça compressas geladas
Depois, é só deixá-las por cerca de 10 minutos sobre os olhos para perceber o alívio da coceira. As compressas também podem ser feitas com rodelas de batata (crua), chás de camomila e calêndula.

4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos!

  1. 1) Use gelo ou colheres geladas na região. ...
  2. 2) Recorra aos produtos específicos. ...
  3. 3) Dê tapinhas nos olhos inchados. ...
  4. 4) Use água micelar para promover uma ação calmante no local.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Lavar o olho com um pouco de mel diluído em água pode ajudar a reduzir a inflamação. Isto irá reduzir a coceira e dor. O mel também tem propriedades hidratantes que eliminam a secura.

Entre os mais comuns, se destacam a vermelhidão e inchaço na região dos olhos, secreções, ardência e até coceira. A única manifestação que diferencia a alergia ocular da conjuntivite infecciosa é a presença de coceira – no primeiro caso, ela pode ser percebida com intensidade, enquanto, no segundo, tende a nem existir.

O uso de água boricada para a limpeza das pálpebras não é recomendado pelos oftalmologistas, apesar de a prática ser comum. “O ácido bórico pode causar alergias, piorando o aspecto dos olhos, enquanto o soro fisiológico, também muito comum, contém sal que irrita bastante a pele”, explica Denise Atique Goulart.

O muco amarelo, é geralmente causado pelo terçol, um problema ocular que causa o entupimento e a infecção das glândulas palpebrais. Além disso, o terçol causa muita sensibilidade à luz, vermelhidão nas pálpebras e surgimento de algum nódulo no centro do terçol, que acumulará pus.

A remela geralmente não é motivo de alarme, mas se você notar uma diferença na consistência, cor e quantidade da secreção ocular, isso pode indicar uma infecção ou doença ocular. As condições oculares comuns associadas à secreção ocular anormal incluem: Conjuntivite.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Em casos de conjuntivite infecciosa, os materiais pessoais da pessoa acometida precisam ser separados e ele deve lavar as mãos frequentemente. Na alérgica é preciso identificar o agente que piora o quadro, como perfumes, ácaros, produtos de limpeza e pelos de animais.

Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:

  1. Não “coce” ou “esfregue” os olhos em caso algum;
  2. Se necessário, lave os olhos com soro fisiológico;
  3. De modo a reduzir ou aliviar o ardor, aplique compressas de água fria esterilizada sobre os olhos fechados.

Existem muitas causas de ardência nos olhos como a exposição a produtos químicos, queimaduras, conjuntivite, alergias, miopia, coceira, rinite alérgica, síndrome do olho seco, dentre muitas outras, a falta de lubrificação dos olhos por ficar exposto a tela por muito tempo.

Seus principais sintomas são vermelhidão, secreção, inchaço e sensação de “areia” nos olhos. Ela é normalmente transmitida por contato, ou seja, se você tocar em uma superfície contaminada e levar a mão aos olhos, poderá se contaminar.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

Infecções, alergias e agentes externos
É comum que uma inflamação nos olhos esteja ligada a infecções bacterianas e virais ou a alguma alergia que o paciente tenha. A rinite alérgica, por exemplo, causa uma irritação mais persistente no globo ocular.