Para que serve ácido fólico no shampoo?

Perguntado por: rmoreira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O ácido fólico no cabelo, portanto, fará com que o couro cabeludo se mantenha mais saudável, ajudando a distribuir essa oleosidade e fazendo com que os fios fiquem mais fortes, macios e brilhantes. Dessa forma, ele contribui também para o crescimento saudável dos fios.

Embora ainda haja muita pesquisa a ser feita, alguns estudos sugerem que a suplementação de ácido fólico pode ajudar a prevenir o cabelo branco prematuro. Um estudo em ratos descobriu que a suplementação de ácido fólico aumentou a produção de melanina nos folículos pilosos.

O ácido fólico não é exatamente uma tintura para passar no cabelo, mas sim uma substância que pode ser ingerida via oral e ajuda a recuperar a cor natural do cabelo, ideal para quem tem problemas com fios brancos e cabelos fracos.

A dose recomendada de ácido fólico depende da condição que o médico deseja tratar. A ingestão diária recomendada para adultos é de 240 mcg. Essa é a quantidade presente em quase todos os suplementos que têm ácido fólico para cabelo.

Geralmente, é recomendada a dose de 600 mcg por dia para as grávidas, e a dose pode ser suspendida depois dos 3 primeiros meses de gravidez, já que o ácido fólico tem efeito de até um ano.

Vitaminas do complexo B
Algumas vitaminas, como a biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico, que compõem o chamado complexo B ajudam a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda capilar.

O Ácido Fólico é um medicamento bem tolerado nas doses recomendadas, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal, flatulência e reações alérgicas, tais como eritema, prurido e/ou urticária.

Muitos estudos também têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa substância no dia a dia é essencial.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!) que merece entrar no seu cardápio é o cobre.

Infelizmente até o momento não existe um tratamento com comprovação científica que reverta os cabelos grisalhos. Somente existe até o momento reversão temporário com uso de colorações! Porém, já há ativos disponiveis como o actrisave, que visam retardar o aparecimento dos grisalhos!

É BOM PARA A PELE? O ácido fólico é benéfico para o funcionamento geral das células, para o seu crescimento e para a criação de novas células, atenuando os sinais do envelhecimento. O ácido fólico também hidrata a pele, protege-a do sol e pode prevenir o aparecimento de acne.

Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de Ácido Fólico.

A renovação celular proporcionada pelo efeito do ácido fólico no organismo é essencial para o crescimento adequado do cabelo. Se os fios crescerem fortes e saudáveis dificilmente sofrerão quedas fora da normalidade.

O ácido fólico e o cabelo
Ele reduz a perda dos fios e estimula o crescimento do cabelo. Esse efeito ocorre porque as vitaminas do complexo B agem diretamente no folículo capilar. A vitamina B9 é ainda mais estimuladora do cabelo, sendo responsável pela distribuição dos nutrientes dos alimentos.

Como usar o Folia Gotas? 01 gota diretamente na boca ou a critério médico. A IDR (Ingestão Diária Recomendada) de ácido fólico para adultos (incluindo as mulheres) é de 400 mcg, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Já a IDR para mulheres grávidas é de 400 mcg (RDC 360/2003).

O metilfolato, é a forma melhor absorvida do ácido fólico pelo nosso organismo, ou seja, após a ingestão de ácido fólico temos que transformá-lo em metilfolato, para que consiga realizar suas funções.