Para que serve abdominal supra?

Perguntado por: dgentil2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

“O Abdominal Supra é considerado um movimento clássico de fortalecimento do abdômen. O ato de levantar a parte superior do corpo trabalha os músculos abdominais.”

“Abominais que tiramos os ombros do chão, ativam a parte superior do abdômen. Por exemplo, abdominal reto, ou remador. Já os exercícios que tiramos as pernas e quadril do chão ativam a parte inferior do abdômen, por exemplo o abdominal infra ou o canivete.”

Por muito tempo, o ato de perder barriga esteve associado à prática de fazer abdominais. No entanto, os exercícios abdominais não ajudam a queimar gordura localizada. Eles, na verdade, têm a função de fortalecer e aumentar a resistência e o volume dos músculos do abdômen.

De acordo com o site Livestrong, combinar três séries de abdominais com 25 a 50 repetições cada é ideal para quem pretende esculpir a zona da barriga. Melhor ainda, só precisa de fazer abdominais três vezes por semana se estiver simultaneamente a praticar exercícios cardiovasculares e a fazer treinos de força.

A seguir, confira quais são os melhores substitutos do abdominal e como praticá-los.

  • Prancha frontal. ...
  • Prancha lateral. ...
  • Agachamento com pulo (burpee) ...
  • Agachamento comum. ...
  • Ponte. ...
  • Flexão lateral de tronco.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Além de ajudar a diminuir dores nas costas, o Conselho Americano de Exercício garante que a prancha isométrica fortalece os músculos do abdômen, o que ajuda a dar suporte às costas, especialmente na região superior. A modalidade queima mais calorias do que os tradicionais abdominais.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Como acabar com a pochete? Conheça a dieta mediterrânea

  1. Azeite e gorduras boas;
  2. Frutas;
  3. Legumes;
  4. Cereais e alimentos integrais;
  5. Leites e derivados;
  6. Peixes e frutos do mar;
  7. Proteínas e leguminosas.

Algumas ótimas dicas para definir o abdômen são seguir uma dieta hipocalórica orientada por um nutricionista, além de praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, para aumentar o gasto calórico e promover a queima de gordura da barriga.

Para definir os músculos abdominais e perder barriga pode-se realizar exercícios que ativam essa musculatura, como a prancha, elevação da perna, elevação do quadril e exercícios hipopressivos, por exemplo, pois para que sejam realizados é fundamental que o abdômen esteja contraído.

Como fazer: deitado no solo de barriga pra cima, com os pés apoiados no chão na linha do quadril e mantendo curvatura natural da lombar. Deve-se fazer uma flexão de tronco com contração do abdômen. Repetições: três séries de 15 a 20 repetições. Ativa mais a região frontal e superior do abdômen.

A barriga saliente, também chamada de pochete, que não desaparece nem mesmo com dieta e exercícios, pode ser resultado da má postura. O excesso de volume na região abdominal pode ser resultado dos vícios de postura que adotamos ao longo da vida.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Fazer abdominais todos os dias vai aumentar a resistência da região, mas não elevará significativamente a massa muscular.

Isso porque a prática de exercícios de manhã apresentou, segundo a pesquisa, maior eliminação da gordura abdominal e melhora da pressão arterial do que os apresentados nas mulheres que treinavam ao fim do dia ou de noite.

Afinal, pode fazer abdominal todos os dias? Até pode, mas isso não fará com que os resultados no abdômen apareçam mais rápido. Profissionais da área e estudiosos já provaram que treinar o mesmo grupamento muscular de forma consecutiva não dá o tempo necessário para as fibras se desenvolverem.

Quem tem diástase não pode fazer todo e qualquer treino. Por isso, entre as adaptações, os exercícios não podem forçar a musculatura infra-abdominal, e a elevação pélvica (importante para o assoalho pélvico) precisa ser feita sem carga em cima da pelve.

Abdominal supra
Deite de costas no chão, com os joelhos estendidos e quadril flexionado; Com as mãos espalmadas no solo, utilize a força do abdômen para levar os pés na direção da cabeça e os joelhos na direção do peito; Volte à posição inicial.

Continuar lendo O que é supra-ilíaca?